sábado, 10 de setembro de 2011

SEMANA DA PATRIA

  JOVENS SE MOVIMENTAM EM VOLTA REDONDA
Letícia e Jenifer, duas integrantes do movimento
Volta Redonda é Nossa
No palanque oficial, Dilma, sentindo-se incomodada, cochichou ao seu ajudante de ordens – “Que batalhão é aquele que vem marchando na pista errada? Pensei que tudo estivesse muito bem organizado.” E o ajudante, prestativo e atento como um cão de guarda: “É o bloco da faxina, Presidenta...”. Eles falam presidenta. Dilma, fingiu um pigarro e falou: "Era só o que faltava... tanta gente vendo a festa e eles insinuando que há sujeira a varrer" À meia distância o distintíssimo casal de ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann olhavam apreensivos. Dilma fez-lhes um sinal de positivo com o polegar erguido. Sarney fingiu que o aceno era para ele e agradeceu com um sorriso. Ele é alérgico à faxina. A poeira que se alevanta faz muito mal a ele, à filha, ao sobrinho, aos netos... enfim à família toda. Mas os que protestavam não queriam nem saber – pediam uma faxina ampla, geral e irrestrita. Cá em Volta Redonda, um grupo de jovens preparou sua lista de reivindicações para um protesto no dia da pátria. No palanque, o Prefeito  Neto pedia notícias do protesto. A resposta era a de que havia apenas um grupo de gatos pingados. De fato, eram poucos. Poucos mesmo. Mas não eram insignificantes. Numa cidade em que a centenas de ações contra o Prefeito no MP e não provocam absolutamente nada; numa cidade onde a câmara municipal vive de joelhos, um jovem que fosse levantar sua voz em praça pública para dizer que o rei está nu é um avanço. Da minha parte, comprei uma caixa de fogos. Minha mulher me perguntou – “Tem jogo, hoje?” Eu disse: “Não. Mas tem eleição no ano que vem.. “

NO AEROPORTO DE SÃO DONATO QUEM VOA É O DINHEIRO


Vocês podem não acreditar, mas lá em São Raimundo Nonato, interior do Piauí, a 543 km da capital também tem ladrão. Parece praga, gente! E ladrão desses baitas que a gente pensa que só existem na Capital. Há 9 anos inventaram de construir um aeroporto, lá. Niede Guidon, arqueóloga franco-brasileira, é sua  entusiasta. O Parque Nacional da Capivara, lá em São Raimundo Nonato, é dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. São mais de 1000 cavernas com pinturas rupestres de até 40 000anos. E já é reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Tem, enfim, um grande potencial científico e turístico,  Os argumentos de Niede entusiasmam os interessados em História e sobretudo os absolutamente desinteressados dela, e só  pensam em roubar. A obra foi orçada em R$ 20 milhões. Já se consumiu R$ 25 e o aeroporto ainda é um monte de tijolos e ferros enferrujados.  Dilma disse que aqui não é a Roma Antiga. A Copa do Mundo vem aí e pretende-se, com ela, um espetáculo espetaculoso. A “canarinho” venceu  por 1 a 0  dez homens de Gana. A lotação do estádio era 20 mil, mas sobraram ingressos na bilheteria. A Globo atingiu 16 pontos no IBOPE, bem abaixo do que consegue com os seus enlatados. Chovem denúncias de corrupção contra dirigentes da FIFA e CBF. Dilma vai investir nesse sumidouro e criar um novo imposto para a saúde, que ficou para segundo plano. Ave, Caesar!

KADAFI, O IRMÃO ADOTIVO DE LULA




Ninguém sabe em que buraco Muamar Kadafi se meteu. Enquanto não o encontram os rebeldes procuram os mercenários como quem caça ratazanas. São vizinhos da Líbia que nada tinham a ver com a briga mas resolveram fazer um bico matando rebeldes.  O quartel general de Kadafi está com os intestinos expostos. Ali, se descobre tudo o que o alimentava – uma tirania de 42 anos convivendo amistosamente com democracias centenárias. A CIA (EUA), o MI-6 (Inglaterra) e Kadafi amigos e solidários como membros de uma mesma família. Mas, honra seja feita, só Lula teve a coragem de chamá-lo de irmão. E, por quatro vezes.  Senhor, Senhor, não os perdoai; eles sabem o que fazem. Por oito vezes o tirano colocou seus torturadores a serviço dos americanos. Os Estados Unidos prendia suspeitos de terrorismo e os entregava à Libia. Kadafi sabia muito bem o que fazer com eles.  Em um fax de 2004, a agência americana informava cheia de júbilo que estava pertinho de capturar e entregar-lhe Belhadj – Abdul Hakin Belhadi – comandante militar dos rebeldes líbios. E, efetivamente, o capturou e o entregou logo depois. Os EUA são  assim. Internamente, defendem as liberdades públicas, externamente, sai de baixo. E não é de hoje. Atribui-se a Franklin Delano Roosevelt a criação desta sentença lapidar sobre o ditador nicaragüense, Anastasio Somosa: “Ele é um fdp mas é nosso fdp”. Foi com essa prestimosa ajuda que se derrubou Allende e se conduziu Pinochet ao poder, no Chile. A diferença de Pinochet para Kadafi é que Pinochet não falava árabe.

VOLTA REDONDA ESTÁ ATRASADA

Estão proibidos os rodeios em Araquara, São Paulo. A câmara municipal aprovou e o prefeito sancionou. Não é o primeiro município paulista que o proíbe - Sorocaba, Guarulhos, Jundiaí e Mogi das Cruzes o anteciparam. E outras cidades estão a caminho. Os rodeios são um ato de crueldade contra os animais, submetidos a grandes castigos para divertimento da patuléia e da alta-roda. Às vezes, os animais se machucam e são logo sacrificados. Para Leandro Ferro, fundador e secretário-geral do movimento Odeio Rodeio, o que dificulta essa  luta é que as prefeituras são beneficiadas com os rodeios. E os prefeitos vão juntos. E vão cervejarias, criadores de bois,  cantores sertanejos e políticos vendendo os seus peixes. O vereador João Farias lutou um ano para ver seu projeto transformado em lei. Até que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) decidiu apoiar o projeto. Em Volta Redonda, o movimento é incipiente ainda. Mas a sua tendência é vingar. Sobretudo pela ameaça de o Prefeito não ser reeleito. Ele não vai querer continuar perdendo votos. Fonte : Revista Carta Capital

O EX-MENINO POBRE



Aderbal Nogueira é um empresário bem sucedido, no Brasil. Filho de doméstica, vendedor de picolés aos dez anos de idade e hoje é presidente de uma empresa de restaurantes corporativos - 4000 empregados. Trabalhou, desde criança, para ajudar a família. Sua mãe e seu padastro tiveram o cuidado de colocá-lo com os irmãos, na escola e exigir que estudassem. Ele estudava de manhã e vendia picolés à tarde. Seu padastro ficou desempregado e voltaram para a Bahia. Não deu certo. Voltaram, de novo, para São Paulo. E assim, sempre trabalhando e estudando, conseguiu se formar em contabilidade na Unip (Universidade Paulista). Há 18 anos, foi para a Nutrin, em Americana, São Paulo. E há três anos é seu presidente.  Fonte: UOL NotíciaS

CURIOSIDADES




Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (1774-1823) ficou conhecido como Hipólito da Costa, o fundador do primeiro jornal do Brasil. Nasceu na Colonia do Sacramento, fez os primeiros estudos em Porto Alegre e os concluiu em Portugal. Viveu nos Estados Unidos por dois anos, onde conheceu a maçonaria que mudou sua vida. Por ela,  ele enfrentou o tribunal do Santo Ofício de onde saiu condenado à prisão. Depois de dois anos, fugiu. Por fim, se estabeleceu em Londres onde criou e manteve o jornal Correio Braziliense ou Armazém Literário, por seguidos 15 anos  (1808-1823) com 29 volumes editados. Estava ali sua tribuna, onde defendia suas idéias liberais – emancipação colonial e independência colonial. O jornal entrava clandestinamente no Brasil e atingiu inicialmente uma média de 500 leitores. Teve, entre seus principais adversários Bernardo José de Abrantes e Castro, conde de Funchal, embaixador de Portugal em Londres. Fonte Revista de História da Biblioteca Nacional.

Em 1191, no sudoeste da Inglaterra, alguns monges de Glastonbury encontraram umas tumbas. E, também ali, encontraram  uma cruz de chumbo e inscrições mencionando o Rei Artur e, inclusive, a lendária espada excalibur. Ricardo Coração de Leão, Rei Inglês na época, tomou para si todos esses achados como herdeiro do rei Artur passados já 600 anos. Esses fatos nunca foram comprovados e mesmo a espada permaneceu perdida. Artur aparece,  nas fontes mais antigas como um defensor da ilha Bretanha (hoje, Inglaterra, Escócia e País de Gales) contra os saxões, como eram chamados os germânicos. Suas aventuras narradas por poetas, historiadores e romancistas não possuem comprovação histórica. Várias campanhas exploratórias se sucederam em busca de algum vestígio e os historiadores modernos contestam mesmo a existencia do próprio rei. 

Nenhum comentário: