terça-feira, 4 de setembro de 2012

TESTE DE CONHECIMENTOS GERAIS PARA CONCURSOS PUBLICOS


1) Em Volta Redonda, a grande façanha dos vereadores é: 
a) Fazer tudo aquilo que o Prefeito pede
b) Não fazer nada daquilo que o Prefeito não pede
c) As duas opções acima são verdadeiras

2) O Bispo de Volta Redonda, em entrevista ao jornal Foco Regional, deu nota 7 para a saúde pública no município.  Na sua opinião:
a) o bispo deu nota 7 porque ele pensava que a nota máxima era 100
b) o bispo deu nota 7 porque ele seguiu a cabeça do Zezinho da Ética
c) o bispo deu nota 7 porque o Neto estava bem olhando para ele.

3) Pra você a Professora Isabel do PSTU se candidatou a prefeita porque
a) Ela está medindo força com a Dodora
b) Ela acredita que os últimos serão os primeiros
c) Ela pensa que focinho de porco é tomada

4) Na sua opinião
a) A Vereadora América Tereza é sempre a mesma, não muda com as eleições
b) A Vereadora América Tereza acredita que em retrato que está ganhando não se mexe
c) A Vereadora América Tereza muda sim; o retrato é que não muda

5) Para você o Representante da Cúria, Zezinho da Ética, se define ideologicamente, como   
a) Um governista-adesista
b) Um adesista-governista
c) Um pseudônimo do Neto

6) Em matéria de cultura, você acha que
a) O Neto é mais culto do que o Zoinho
b) O Zoinho é mais culto do que o Neto
c) Eles estão num empate técnico

7) Na sua opinião, se o Neto perder a Maria Aparecida Paraíso
a) Se aposenta de uma vez
b) Tem um plano B
c) Volta a se deitar na entrada da Garagem da Prefeitura

8) A vereadora Neusa Jordão do PV
a) Apóia o Neto (PMDB) para prefeito
b) Apóia o o Jair Nogueira (PV) para prefeito
c) Pensa que isto aí é briga para cachorro grande

9) A Inês Pandeló se candidatou a Prefeita de Barra Mansa
a) Porque ela esquece fácil das coisas
b) Porque ela acha que o povo esquece fácil das coisas
c) Pra fazer um censo dos malucos da cidade

10) Para você o Secretário Municipal de Cultura Moa pensa que com a cultura
a) Faz passar o tempo
b) Se distrai o povo
c) Se faz um bom pé de meia



Marcelo Crivela, o senador, receberá uma singela cartinha do Ananás. Ananás é o que nós todos conhecemos como aquela besta. Pois bem. Deus nos jornais que o nosso representante no senado é a favor das cotas universitárias. Sua justificativa é simples -  temos poucos negros bem sucedidos no Brasil. Ele entende que o título universitário é uma espécie de abacadraba.  Ora, estejamos atentos. Esse moço só chegou lá porque teve votos. O que ele fala lá, muita gente sai repetindo.  Ademar de Barros um vez deu a deixa. Disse que o líder é aquele que aponta para um lado e diz  “É pra lá, macacada!” e a turma vai feito uma manada.  E lá vem o senador. Argumentos não lhe faltam. Os EUA adotaram medida semelhante lá na casa deles. Acontece que também a adotaram nas casas deles a Iuguslávia, União Soviética, Tchecoslováquia. Estes três tristemente finados e suas cotas também. Ponto. A Câmara e o Senado aprovaram o aumento das cotas federais e a Dilma já assinou. Aumentaram para 50% das vagas federais a serem distribuídas para negros e índios provenientes da escola pública. Se sobrar alguma coisa chamam os branquinhos.  Aqui, foi que o Ananás teve um estalo: Vai pedir ao senador que proponha uma emenda constitucional estendendo o direito de cotas a todas instituições públicas. Inclusive Câmara, Senado e Governo Federal. Ah... teríamos uma Câmara Municipal com cotas. Quem sabe, saindo América Teresa, Neusa Jordão, Paiva cedendo suas cadeiras para os cotista Bené Lata Velha, Zé Galinha e João das Vacas. Podia mudar sem susto. A cidade não sentiria nenhuma diferença. O buraco é mais embaixo.




Angel Vadilo enfiou-se num carro velho e de lá não sai há quatro meses e meio. Não! Não se trata de nenhum sem-teto, lutando por uma moradia; o homem é prefeito de Albuquerque, Espanha, e luta por recursos municipais. Há mais de 20 anos aposta na energia solar para o município. Fez um projeto para criação de cinco usinas. Vinha tudo muito bem até que o Ministro José Manuel Soria cortou os recursos. A cidade sentiu, o prefeito sentiu, também. Foram-se embora 10 000 empregos e a arrecadação, naturalmente caiu. O prefeito vem fazendo o que pode. Já fez uma caminhada a pé até Madrid. Foram 600 km que não valeram um primeiro passo. Vadilo partiu para a greve de fome. Começou em 11 de junho e lá vem ele. O prefeito conta com o apoio moral de dezenas de moradores que se reúnem todas as manhãs em frente à prefeitura e 4 milhares de seguidores on line.


Zaragoza, Espanha, tem também a sua espécie de Coelho Rodrigo. Cecília Gimenez, uma beata octagenária cismou de restaurar a obra “Esse Homo” de Elias Garcia Martinez. O quadro está pintado em um dos muros da igreja santuário no final do século XIX. Uma relíquia! D. Cecília não gostava de vê-lo arranhado e descascado como estava. Meteu os peitos. Mas não precisou fazer muito. Bastaram umas poucas pinceladas e ela se tornou aquilo que hoje chamam celebridade. Ganhou as páginas dos jornais e as telas da TV. Em Zaragosa brotou gente de todos os lados. Um batalhão de fotógrafos profissionais e improvisados, mais uma multidão de fiéis tomaram as ruas da cidade. As opiniões se dividem. Uns pedem logo a restauração da obra; outros acham melhor deixá-la como está.  D. Cecília tem recebido visitas de solidariedade e admiração.  O prefeito, Francisco Miguel Arilla, não se mexe. Não diz se a obra ficou melhor nem pior. E, depois, o nome da cidade nos jornais... O políticos, muitas vezes, tem a mesma preferência que os picolezeiros e vendedores de amendoim que lucram muito com as multidões.

CURIOSIDADES


Esta estranhíssima flor que lembra um macaco é originária das montanhas do  Equador e do Peru a no alto das montanhas. Nasceu lá no alto das montanhas a 2000 metros de altura. No meio das nuvens. Foi descoberta e batizada de Dracula Simia pelo naturalista chileno Hugo Gunckel Lauer. O cientista atribuiu-lhe esse nome dada a sua semelhança com o Vampiro da Transilvânia, figura de um renomado filme. Mas logo, logo lhe deram o nome popular de “cara de macaco”. Nome inteiramente cabível dado a aparência de ohos, nariz e boca de macaco que ela traz. Tem até  juba. É uma das 120 diferentes espécies de orquídeas. Foi encontrada em 1978. É uma flor que não tem data específica para florir. Nascem em qualquer tempo, mas normalmente morrem quando retiradas do seu ambiente natural. As que se conhecem fora do seu lugar natural só sobrevivem quando estão em cativeiros laboratoriais.  


O motorista baiano Damião Galdino ganhou notoriedade na década de 1980. Aquele foi o ano em que o Brasil recebeu a visita do então Papa Paulo II. Damião, criativo e habilidoso, havia criado para si o que ele chamava de “Jericar”, um jumento equipado com faróis, freio, buzina e outros itens usados em veículos. Foi justo naquela época que o Brasil recebeu a visita do então Papa Paulo II. Damião quis presenteá-lo com o veículo. Aí, veio o impasse – o Itamaraty não sabia o que fazer com o “Jericar”. Damião, por três anos consecutivos tentou enviar o presente para o Vaticano. Foram inúmeros os seus protestos solitários. Subiu a rampa do Palácio do Planalto com o animal, escalou o mastro da Bandeira Nacional e fez até greve de fome. Tudo sem nenhum sucesso. Chegou a tentar um mandato político. Parou com o seu movimento quando a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) prometera enviar o Jericar ao seu destinatário.


Nenhum comentário: