sexta-feira, 6 de maio de 2011

CONVERSA MOLE

Calçada em frente a casa da Vereadora
América Tereza


Volta Redonda. Sempre que posso, vou à Câmara Municipal. Há muito o que se aprender lá. Ontem mesmo ela me foi útil. Minha neta Júlia queria saber o que é conversa mole.  Eu respondi do meu jeito. Não lhe bastou. Ela queria exemplos. Então tá. Peguei-a pela mão e fomos à Camara Municipal.  Logo na entrada um guarda perguntou a ela: "O que uma menina tão novinha vem fazer na casa do povo?" E ela respondeu : "Eu vim aprender o que é conversa mole". Aí, o guarda falou - "é aqui mesmo. É só subir a escada". Demos a maior sorte. Estavam lá representados o legislativo, o executivo e gente do povo. Discutiam a dengue. Mal entramos fui logo falando pra ela - "tudo o que você vai ouvir aqui é conversa mole. Presta atenção!" Vi seus olhinhos brilhando e mais uma vez constatei as maravilhas do recurso audio-visual. E ela pôs-se a observar circunspectamente todo aquele blá-blá-blá em torno da dengue. O mosquitinho se chama aedes, precisa de água parada para proliferar. Uma piscininha, um vaso de flor, o pires do gato, mesmo a tampinha de cerveja tudo é perigoso. Sem a ajuda da população nada será resolvido. Aí, eu perguntei para minha netinha se ela estava entendendo. Ela falou que estava entendendo muito bem. Mas não estava gostando da conversa mole. Disse que só ia esvaziar a piscininha depois que a Vereadora América Tereza esvaziasse a poça dágua que tem bem na frente da casa dela.



SÃO PAULO – Lula já foi outro e o PT também. Em 2000, ele assinou um artigo intitulado: “A honestidade como vantagem comparativa”. A honestidade era para eles a moeda mais forte, no câmbio político. Em 2011, recebem com festas, fogos e discursos o imbatível campeão da imoralidade e da indescência - Delúbio  Soares. Olha que ser imbatível no meio dessa cambada não é fácil. Mas ninguém lhe nega o título. Embora, já se note aqui e ali, um e outro buscando uma posição de coadjuvante nesse triste enredo. Marta Suplicy cavou com cotoveladas o seu espaço ao lado do conhecido senhor. Reuniu em sua casa a ala petista "Construindo um Novo Brasil". E aplaudiram de pé o Delúbio. Foi uma glória. Muitos dos presentes se roeram de ciúmes com aquele reconhecimento. Também tinham feito das suas... não podiam ficar esquecidos. Francisco Rocha, membro da comissão de ética do PT, serenou os ânimos, deixando claro que cada um tem a sua parte nessa imensa corrupção. Falou: "Os erros são coletivos. Ninguém erra sozinho". Uma voz lá no canto bladou : "Eu me corrompi também". E foi um tal de "eu também", com o mesmo vigor que entoaram há 11 anos o "abaixo a corrupção".




Luiz Otávio Possas Gonçalves criou a cerveja Kaiser, a água de coco Kero Coco e a cachaça Vale Verde. Agora, está pertinho do kit-alimentação completo com a criação do prato de insetos. Não! Não faça cara de nojo. Ele solicitou certificação de qualidade para o consumo humano desses pratos. Até agosto estará com o certificado na mão e você, quem sabe, com o prato ora cheio de baratas, ora cheio de besouros. E ainda contando vantagens: "Eu só como baratas que tenham certificado, que venham com carimbo do Ministério da Saúde". Possas sabe das coisas. Em 2000, financiou as pesquisas na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2006, fundou a MegaZoo, produtora de ração para animais, à base de insetos. Três anos mais tarde, criou a Nutrinsecta, que fornece 1400 quilos de moscas, besouros e baratas e grilos, vivos ou processados, para a irmã MegaZoo e outros clientes. É grande a demanda dessa proteína. Desde 2008, a FAO vem orientando o mundo para a introdução de insetos na dieta humana. É grande a demanda dessa proteína. Desde 2008, a FAO orienta para a introdução de insetos na dieta humana. É a entomofagia. E cita o alarmante dado de que em 2050 o consumo de carne dobrará, sem nenhuma possibilidade de crescimento do rebanho. Ao lado disto, o grilo, por exemplo, consome 1,7kg de vegetal para produzir 1kg de proteína. A vaca, para produzir 1kg de proteína, consome 7,7 kg de vegetal. Taltou só dizer - é só tamanho e safadeza. a.


Quem quiser emagrecer passe uns dias na Bahia. Taí, um bom slogan para incentivar o turismo. Não precisa tomar remédio, nem dar trezentas idas e voltas na orla da praia, nem correr atrás do trio-elétrico.  Nem precisa, tão pouco, o sacrifício da dieta. Trancar a boca. Pode pedir seu vatapá com tranqüilidade. É só pedi-lo com bastante pimenta. Ou, como se diz lá – eu quero quente. A pimenta ardida é um poderoso moderador do apetite. Meia colher de chá de pimenta chilli (grupo das mais picantes) ajuda a emagrecer. A revista Physiology & Behaviour diz que a capsaicina é um dos componentes mais importantes da pimenta. E que ela atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. É fato que a pimenta também faz chorar. Mas nesse caso chora-se com alegria.



Volta Redonda conhecida como grande produtora de aço, está se tornando também famosa como produtora de lixo. E, eu tenho quase que certeza que isto atende a uma estratégia do Prefeito. O Neto adora um primeiro lugar. Por isso vai deixando o lixo acumular só pra ficar numa pole position.  Mas tem lixo que está aí desde o ano passado. É que a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostrou que a geração de lixo tem aumentado no Brasil, 6,8% em 2010 comparada com os números do ano anterior. Este é um índice 6 vezes maior que o crescimento da população. Mas apresentou um dado auspicioso – a boa notícia de que a coleta de lixo tem aumentado além da produção. O que pode ser verdade para todo o Brasil, mas para Volta Redonda, não é não.

CURIOSIDADES



Acredita-se que a primeira fotografia feita nos Estados Unidos é o retrato de Dorothy Catherine Draper, que trabalhava com seu irmão Dr. John W. Draper (1811-1882), em seu estúdio em Washington Square, de 1839 ou 1840. ano do anúncio que Louis Jacques Mande Daguerre fez em Paris do seu invento preliminar da fotografia. Esse registro foi danificado, numa tentativa de restauração  em 1930. Identificada como uma cópia dessa fotografia feita por Daniel, filho de Draper em 1893, quando a original foi apresentada numa exposição em Chicago, Ilinois.

Água Benta. O uso da água benta remonta-se aos tempos de Moisés. Tomava-se um vaso cheio de água comum e ali se mergulhava as cinzas dos animais oferecidos em sacrifício. Assim, era obtida a conhecida água benta. Ela era chamada lustral. Essa tradição se manteve até o Papa Alexandre (121-132) que substituiu aquelas cinzas pela  uso do sal. Como se sabe, o sal também tem seu valor simbólico na religião. Ele representa a sabedoria e a amargura da penitência.  

Nenhum comentário: