sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCE SÓ DANÇA COM ELE



Por meu gosto eu ia falar da Inês Pandeló, do Neto, ou da greve do funcionalismo. Ah, tem ainda o Nilton Almeida. Ontem eu o vi, lá no ponto de ônibus perto da rodoviária. Distinguia-se no meio de estudantes com mochilas, operários com marmitas, mães com meninos birrentos... Quem o visse assim de perfil como eu o vi ia tomá-lo por uma estátua. Um Araribóia, por exemplo. Impávido colosso. Ele só perdeu a pose quando correu esbaforido para pegar o ônibus. Tira a carteirinha de idoso do bolso e o motorista abre-lhe a porta de trás. Não podia perder a condução. Parece que a mulher dele briga quando ele chega atrasado. É... mas tenho que deixar o Nilton Almeida e falar do Zezinho da Ética. Tenho um vizinho que não vai gostar dessa minha escolha: “Você deixar de falar no Nilton Almeida, nosso personagem histórico,  para falar no Zezinho?” E dirá cheio de recordações: “Nilton atirou uma pedra no Presidente João Goulart e qual é a grandeza histórica do Zezinho?” Ele me dirá que o Zezinho foi manso como um cordeiro enquanto era funcionário da CSN. Que não brigou contra a privatização e que não foi sequer a uma assembléia sindical. Diz que o Zezinho era incapaz de levantar a voz contra a CSN. Muito menos a mão. É, mas isto é coisa do passado. Agora, com essa história da D. Helena, a coisa mudou. D. Helena mora numa propriedade da CSN. A CSN entra na Justiça e pede reintegração de posse. A mulher apela pro Zezinho porque sabe que ele é amigo do Neto e o Neto tá de pinimba com a CSN. Inimigo do meu amigo é meu inimigo, ensinava o professor de álgebra. O Zezinho não ia enjeitar uma briga dessas, portanto. Esse ódio que o Zezinho leva dentro de si, não é dele próprio. É um ódio que ele pega emprestado com o Neto.

Ilustração de Millôr Fernandes
O PT virou religião. Tem fiéis, noviços, padres, papa, santos e excomungados. A ex-senadora Serys Slhessarenko lá do Mato Grosso é uma destas. E ela era uma pessoa assim, como diria minha mãe,  que não cheirava, nem fedia. Ficava ali quietinha. Às vezes, respondia um bom dia ou um boa tarde. Foi expulsa. Agora com o Palloci que, há tempos, vem fedendo, ficam cheios de não me toquem. Virou um querubim. Alto posto na hierarquia dos anjos. E, realmente, fez seus milagres. Escapou dos escândalos na Prefeitura de Rio Preto, da freqüência à casa mal recomendada em Brasília e da quebra de sigilo do Francenildo. E agora mais um milagre. A réplica de um milagre do próprio Jesus – a multiplicação do patrimônio. Em quatro anos o fez subir vinte vezes. Em 2006, Palocci  declarou o patrimônio de R$ 375 mil reais, incluindo uma casa de R$ 56 mil. Em 4 anos ele pulou dessa casinha para um apartamentão de R$ 7 milhões. Dilma dá de ombro para essas acusações. O PMDB promete solidariedade e o José Serra, ex-governador, buscando uma vaga de coroinha nesse culto, diz que acha isto normal. Vocês podem não acreditar, mas houve um dia em que Collor foi apeado do poder por um Fiat Elba e uma mal ajambrada cascata na casa da Dinda, Ibsen Pinheiro teve a carreira enterrada por causa de uma caminhonete e o Ministro Alceni Guerra desapareceu da vida política por causa de bicicletas



O Instituto Seti desde 2007 viveu com o seu punhado de olhos voltados para o céu. Agora, botou os pés na dura realidade do chão. Este observatório americano especializado na busca de sinais emitidos por ETs está com os seus dias contados. Sua construção ficou pela bagatela de UU$ 50 milhões, doados pela Universidade de Berkeley e pelo sócio fundador da Microsoft, Paul Allen, com cujo nome se batizou um dos seus telescópio – o maior deles. Agora, o instituto foi posto em hibernação por falta de apoio governamental. Os cientistas lamentam porque acabam de anunciar a descoberta de 1 235 novos planetas. E dezenas deles com tamanho aproximado ao da Terra e localizados em zona habitável, aquela em que as temperaturas são próprias para a ocorrência de água líquida.

Ilustração: Ninatrapilho.fotosblog


Foi-se  o tempo em que uma pitadinha de sal, no alface era um peso enorme na consciência. Quem quisesse um pouquinho a mais de sal tinha que comê-lo escondido como quem pecasse e, depois, falar com o médico como se confessasse ao padre. Buscar uma penitência, talvez. Mas os médicos eram impiedosos: “Quer morrer???” Agora, já há os que dão sinal verde para o sal. O “Journal of the American Medical Association” trouxe uma baita de uma reportagem pra não deixar dúvida. Estudaram o comportamento de 3 681 pessoas durante 9 anos. Dia a dia se observou o sal que consumiam. Aí, viva o churrasco! O sal faz é bem! A sua carência sim é que aumenta a probabilidade da morte por doenças cardíacas. Tá. A discussão vai longe. É que tem os Centros para Controle e Prevenção de Doenças Cardíacas contestando a experiência. Seu diretor Peter Briss, disse que o estudo era pequeno, os indivíduos observados eram relativamente jovens, com média de idade de 40 anos, e com pouca incidência de  doenças cardiovasculares, que isso, que aquilo. A discussão é acirrada e pode terminar matando gente do coração.




Bill  Gates é o segundo maior investidor em saúde do mundo. Superado apenas pelo governo dos Estados Unidos. O Ministério da Saúde no Brasil não se contém de tanto contentamento com a possibilidade de que boa parte do investimento do empresário americano venha para o Brasil. Em setembro do ano passado houve os primeiros entendimentos, em Nova York, com Celso Amorim. Depois Gates enviou uma missão ao Butantã para conhecer o laboratório e ficou cheio de boa impressão. Gates quer abaixar o preço da vacina no consumidor final. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha deverá ir aos EUA, encontrar-se com a Fundação Bill e Melinda Gates. Segundo Gates tudo vai depender do que o Brasil quer das suas instituições. Entre essas vacinas está a vacina contra febre amarela. A estratégia de Gates é produzir essas vacinas a um baixo custo, ele mesmo compra-la e doar para os necessitados.  


CURIOSIDADES


Ivencível Armada. Em 1555, Felipe II herdou o trono pela abdicação do seu pai Carlos V. Era vasto o seu domínio de terras na Europa e ainda possuía terras ultramarinas na África, na América e na Ásia.  Em 1588, quis ampliá-a ainda mais com o domínio dos oceanos. Essa pretensão do rei de Espanha encontrava um obstáculo crescente:  o poderio da marinha inglesa. Os corsários  ingleses davam caça aos galeões espanhóis no Atlântico e no Pacífico. Felipe II precisava derrotar a Inglaterra.  Aí, foi que ele formou a sua poderosíssima armada que recebeu o nome de Grande e Felicíssima Armada. Fora apelidada de Invencível Armada. Eram 130 navios e 30 mil homens. No dia 28 de maio foi dada a largada para aquela aventura que foi o seu maior fiasco. A Invencível Armada foi vencida facilmente.


A Roda. Esta é a invenção mecânica mais importante da humanidade. Ela surgiu  na antiga Mesopotâmia, atual Iraque, há 4 500. Inicialmente ela foi usada por oleiros na produção da cerâmica. Mais tarde foi empregada em veículos. A mais antiga dessas foi encontrada nos Montes Zagros centrais, ao Norte de Elam. O segredo da roda é que rolando ela reduz a força de atrito, facilitando o movimento, isto é, consegue-se o mesmo movimento com o emprego de menos força. Hoje, é difícil de se imaginar um motor qualquer sem o uso da roda. Entretanto, os povos americanos - Incas e  Maias - construíram grandes cidades, criaram impérios sem conhece-la.




CARTA DO LEITOR

Elson, segue abaixo a carta que o empresário Silvano Geremia publicou na revista Exame. Penso que será útil para seus leitores e para o blog também. Abraços, Net Rodrigues

DESABAFO DE SILVANO GEREMIA
 “acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em educação é contra a lei. Vocês não acreditam?”.
Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa. Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá. Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.
Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico. Este ano, um fiscal do INSS visitou a empresa e entendeu que educação é salário indireto. Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino frequentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.
Tenho que pagar 26 mil reais à previdência por promover a educação dos meus funcionários? Eu acho que não. Por isso recorri à justiça. Não é pelo valor, é porque acho essa tributação um atentado. Estou revoltado. Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado1000 vezes. O estado brasileiro está falido.
Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico. A constituição diz que educação é direito do cidadão e dever do estado. E quem é o estado? Somos todos nós. Se a união não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários. Tudo bem, não estou cobrando nada do estado. Mas também não aceito que o estado me penalize por fazer o que ele não faz. Se a moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar. Não temos mais tempo a perder. As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.
Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz. Vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum. Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo. Completei o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica. Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de engenharia mecânica por falta de tempo.
Eu precisava fazer minha empresa crescer. Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à universidade. O fiscal do inss acredita que estou sujeito a ações judiciais.
Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe. Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na justiça. Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer... E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na Geremia. No mínimo, ele trabalhará mais feliz.
Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-benz. Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados. Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado duas Mercedes. Teria mandado dinheiro para fora do país e não estaria me incomodando com leis absurdas, mas não consigo fazer isso. Sou um teimoso. No momento em que o modelo de estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta: quem vai fazer no seu lugar?
Até agora, tem sido a iniciativa privada. Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o tratamento que a Geremia recebeu da previdência por fazer o que é dever do estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais. Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários. Não é o meu objetivo. Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas. Eu sou mesmo teimoso”.

2 comentários:

B positivo disse...

parabéns Elson .... o "jornal opinativo do bairro" está cada vez mais atrativo .... abraços de Fátima e Bolívar

B positivo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.