domingo, 1 de maio de 2011







Fosse eu um assessor da Dodora a aconselharia o uso do espartilho, os lábios carmim e um chapéu de penacho. É uma personagens que cairia bem nos palanques do inicio do século XX. Tem, também sua meia dúzia de fiés seguidores. Quem a ouve tem a nítida impressão de estar dentro do trem com Lenine para a  Finlândia. Um dos presentes na assembléia do funcionalismo ouvia atentamente o seu discurso. No final, ele cutucou um parceiro e disse – “A Dodora sabe das coisas. Ela não nasceu ontem!” E eu emendava: “Nem ante-ontem. Foi muito antes”. É isto. Mas, apesar dessa absoluta falta de sincronia, o movimento de melhores salários para a prefeitura cresce. Aquela gente toda lá na assembléia não cresceu por força de nenhuma liderança; foi arrastada pela injustiça e, com perdão da má palavra,  pela burrice do Prefeito Neto. Onde é que já se viu dar 50% de aumento para os médicos e 10% para os demais funcionários! Aí, deu nisso – Teve gente que assistiu de pé toda a reunião. Na próxima, vai ter mais gente ainda. As professoras já se juntaram aos burocratas, à guarda municipal e já se ouve, na quebrada da esquina o grito indignado do  SAAE. Daqui a pouco, toda a prefeitura estará contra o prefeito. Menos, naturalmente, aquela turminha do terceiro andar que a gente conhece, mais o Franklin. Todos muito bem gratificados. Acima desse terceiro andar, o Prefeito que vive nas nuvens. No que, aliás, está muito certo. Afinal, é melhor cair das nuvens do que cair do terceiro andar.


Campus universitario em Osasco - Ontem e Hoje
foto revista Época


Lula, em 2008, plantou aí, nessa imensa área que se vê, um campus universitário e um pé de jequitibá. No fim, não deu nada a não ser alguns votos para Dilma Rousseff.  Talvez fosse mesmo isto que estavam plantando. Era e não era um torneiro mecânico fazendo mais do que os doutores e generais que o antecederam. Em oito anos de governo foram criadas 14 universidades e 125 campi universitários. Verdade. Tudo porém arremedo.  Um puxadinho, num prédio velho, um container equipado por umas cadeiras,  alguns imóveis alugados e vamos nós. A Unifesp, em Santos, SP,  acomodou seus alunos num prédio alugado. Em seguida, recebeu gordas verbas para os seus projetos. Só que não pode implementá-los. Faltavam condições físicas no prédio. Nem mesmo  instalações elétricas havia. Seus equipamentos estão empilhados num canto. Vai ter de ser adaptado o prédio.  Adaptações, aliás, se faz até no corpo docente. Há faculdades que adotaram a modalidade de professor voluntário - ele não é admitido por concurso e nem recebe salários.  Na Universidade Federal do Amapá, essa prática é comum. O curso de medicina terminou o ano passado com dois professores voluntários na disciplina de anatomia. Sai de baixo!
Fonte: Revista Época 

CURTAS



Você pode até insistir, mas tem uma hora que o cérebro se desliga sozinho. Ele não está aí para executar ordens ao bel prazer do dono. Se você insiste, vai ter de seguir no piloto. Eis o grande risco. Na Universidade de Wiscosin-Madison, pesquisadores se debruçam sobre células nervosas alheias, desvendando-lhe os mistérios. E descobrem que elas funcionam mais ou menos como um relê de geladeira, de ar-condicionado. Somos uma utilidade doméstica. A doutora Chiara Cirelli, professora de psiquiatria na Escola de Medicina e Saúde, diz que um grupo de neurônios pode assumir essa defesa antes mesmo de o corpo se manifestar cansado. A experiência feita com ratos mantidos acordados por longos períodos mostrou que, mesmo eles estando aparentemente acordados não conseguiam, por exemplo, dar a volta em torno de um objeto para pegar um alimento. Pelo que vejo tem muita gente com sono neste País.



Pesquisadores americanos não se envergonham de aprender até com os répteis. É mais ou menos isto que professores de Tufts, Estados Unidos estão arrumando. Eles querem melhorar a performance do trem-metrô. E, então, buscam  inspiração em animais pequenos. E, de passo em passo, chegaram às  lagartas. Foi uma maravilha!. O bichinho faz uma coreografia extraordinária. Rodopia e pula com invejável rapidez para fugir dos predadores. Tomando-a como modelo construíram um robozinho que lhe imita todos os movimentos. E, com isso, levantaram uma teoria a que chamaram de "balística rodante". O robô possui 10cm de comprimento e recebeu o nome de GoQbot. Esse “Q” uma alusão a forma adotada pela lagarta na hora do pulo. Entendem por fim que estamos perto de construção de um metrô mais eficiente.
fonte Bioinspiration & Biomimetics

CURIOSIDADES

A palavra tara. O termo tara vem do árabe tahara, tarha ou taraha que quer dizer por de lado. É também usado como desconto no peso de uma mercadoria correspondente à embalagem em que vai a mercadoria. Não é, entretanto, nenhuma particularidade brasileira dar ao termo tarado uma conotação sexual. Há várias explicações para essa deturpação do sentido original da palavra. Uma delas é a história de um rapaz que matara três lindas mulheres para satisfação do seu instinto sexual. Pela hediondez do seu crime o ele foi condenado à morte por enforcamento. Na hora da execução, entretanto, o carrasco, vendo que o assassino era um homem excessivamente magro, deduziu que ele não teria peso suficiente para um suplício rápido na forca. Daí decidiu amarrar no busto do réu uma barra de ferro para lhe dar peso e uma morte rápida



Porque se Reza de Joelhos. Diz-se que a tradição remonta à Antiguidade. No período antes de Cristo, nas conquistas romanas, o vencido, querendo aplacar a fúria do vencedor apresentava-se de mãos postas, como se oferecesse para ser acorrentado. Era um gesto em que procurava dizer que queria ser seu escravo. Muitos deles tiveram suas vidas poupadas dirigindo súplicas ao inimigo, de joelhos e de mãos para o alto. Há quem diga que o costume se generalizou. Nos templos, Cristo representava o Divino Conquistador da humanidade. Os fiéis então, em sua honra, postavam-se de joelhos , com as mãos juntas como se estivessem se estivessem se oferecendo para segui-lo como senhor. 



Um comentário:

Coral disse...

claro que o Neto deu aumento de 50% para os médicos e 10% para os outros trabalhadores. afinal, os médicos são "os deuses gregos do olimpo", não são? são tratados como se fossem, e não só em Volta Redonda... quanta gente não faz medicina só pelo status? eles nem devem defecar, pois isso é coisa de reles humanos...