domingo, 11 de julho de 2010




 foto do gabinete da Prefeitura Municipal de Pinheiral

imparam a Praça Emílio Aciarito aqui na Barreira Cravo. Ufa! Quase caí de costas quando passei lá e vi tudo limpinho. Nem parecia Barreira Cravo. As mães estão até duvidando. Seus filhos ainda continuam trancados dentro de casa.  Sei lá. Acho que é cisma. Vi uma mulher se beliscando para ver se estava acordada. Como dizia minha vó - "Milagre custa mas sai!" Passei lá que surpresa danada de boa.  Agora, só faltam umas noventa e nove coisas pra se resolver aqui nesse feudo. Mas sinceramente, fiquei assim com um sentimento  meio que estranho. Num dia as folhas estavam lá; na manhã do dia seguinte, só umas folhinhas retardatárias que cismaram de cair depois da limpeza. Mas isto a gente dá desconto. Minha cisma é que eu não sei pra onde levaram tanto mato. Estou com medo de eles terem jogado tudo dentro do rio que é onde eles põem as coisas que não prestam. Ih, desculpa Defesa Civil. Pegou mal. Foi sem querer.









Meu pai ficou furioso comigo. Falou que se eu continuar assim vou terminar me tornando um vereador. Ou, quem sabe, pior ainda, um deputado. Ele não quer saber dessas coisas na família, não.  Nem gosta que a gente fale esses nomes dentro de casa. Fala que a casa da gente é sagrada. Até deu uma listinha do que ele considera nomes feios -  vereador, prefeito, deputado, governador, senador, presidente. Aliás, não pode falar presidente de associação de moradores também, não. Ele vira bicho! Um siri, na lata. Na escola, minha crônica foi um sucesso.  A turma até quis fazer um jornal também e foi pedir pra diretora. Ela concordou mas disse que não pode falar do Lula, do Cabral, do Neto... nem do bosteiro, da Ilha São João, da defesa civil, nem da América Teresa. Nem do Dunga não pode falar.  Sei lá, eu acho que esta diretora anda conversando muito com meu pai.









Inventaram um novo Omo. E como lava... Políticos feito o Maluf já se sentem garantidos de vir a público e dizer que a sua é a ficha mais limpa do Brasil. Um a um, ou de 500 em 500 os fichas sujas estão correndo à Justiça em busca desse novo sabão. E, cada um que o consegue - Senador Heráclito, por exemplo  - dá mais ânimo a turma.  No dia 8, Joaquim Roriz entrou na fila. Candidato a governador do Distrito Federal com 42%  nas pesquisas tá pertinho de ganhar uma eleição na capital do país. Antonio Carlos de Andrade, antecipou-se ao próprio TRE e contestou seu pedido de registro na corrida ao Palácio Buriti.  A denúncia era a de que Roriz renunciara ao mandato de senador em 2007 para fugir do Conselho de Ética do Senado. Estaria, assim, sem condições de concorrer até 2023. Havia sido pego com a boca na botija,  telefonando para Tarcísio Franklin de Moura, pedindo a partilha de um cheque de 2,2 milhões de reais. Tarcísio era presidente do Banco de Brasilia e o dinheiro era do empresário  Nenê Coutinho. Joaquim falou que não tinha nada a ver, que não se tratava dinheiro público e coisa e tal; era apenas empréstimo de 270mil para compra de um embrião de uma bezerra na Universidade de Marília. O pessoal, pelo contrário, entendeu que tinha tudo a ver. Ninguém engoliu e ele teve de renunciar para não ser cassado. Mas o povo tem a garganta mais larga, e deverá colocá-lo de novo no poder.
foto: O Globo

 
 
Lá vem a Copa 2014! Há quase oito anos o Brasil a espera. Nem parece. Faltam apenas 4. São Paulo, uma das sedes, não sabe sequer onde vai construir seu estádio. Atrás vem outras 12. O BNDES abriu o cofre. Vai emprestar R$ 400 milhões para cada sede. E tem que se fazer a infraestrutura, também - trem-bala São Paulo-Rio, novas linhas de trem ou metrô e reforma de aeroportos, ampliação da capacidade hoteleira. O investimento privado está em banho-maria. E nada se vê de “parcerias público-privadas” . A Copa, enfim, se torna, a cada dia, um investimento público. Esta é a maior preocupação - o custo para o contribuinte. Os Jogos Pan-Americanos de 2007, RJ, nos deixam com a pulga atrás da orelha. O gasto final foi maior que o triplo do previsto. E isto é um roteiro bem brasileiro: o atraso das obras justifica a dispensa de licitação, em caráter emergencial. Aí, abre-se a porteira para todo tipo de abuso. Como evitar a roubalheira? E outra tradição nacional é o calote em empréstimos públicos. Sagrado Coração de Jesus!







A revista Época buscou Olivia Franco da Silva lá em Porto Alegre. Não era para menos; ela é notícia - 101 anos de idade, pita um cigarrinho, come torresmo, ovo frito e linguiça, no café da manhã e  almoço, só  preparado com banha de porco, como o foi desde criança. Esses casos ocorrem com a freqüencia de  1 para 6000. Ou seja, 0,01%. Mais ou menos o que Lula  daria de aumento aos aposentados pelo INSS, se pudesse.  Olívia chegou lá contrariando todas as indicações médicas, conforme se sabe.  E ainda assim, nunca tomou remédios. Chás caseiros e rezas tem sido suficientes para se manter bem. As pesquisas dizem que isto se deve a uma condição genética. Pesquisas feitas pela New England Centenarian Study  confirmaram isto. Chama-se vida longa aquela sem grandes problemas de saúde. Assim se dá com a brasileira Olívia. Ter um exemplo desses na família é um bom motivo para se comemorar. Mas há que se ver que  esses casos são exceção. Para a maioria dos mortais, os genes determinam apenas 30% da extensão da vida.

foto: Revista Isto É














Quer saber o que é o Pro-Vi-Sol? Então vai lá. O pessoal se reúne toda terça feira à tarde na Associação de Moradores da Barreira Cravo. Tem outros grupos, também. Mas o que eu quero falar mesmo é da festa que eles fizeram. Cara, aquele curso lá deve fazer bem pra cabeça, mesmo. A turma se reuniu para a confraternização anual da família. Adotaram os motivos juninos porque junho estava encostadinho ainda. Aí, filho, tinha tudo de bom lá. Tinha doces? tinha; tinha salgados? tinha. E teve uma dupla sertaneja, e teve dança e teve quadrilha. Uma pá de coisas boas. E, principalmente, muita alegria.  Aí, vão uns dois lances da festa só pra encher de água a boca de vocês que não foram lá.




.



VENDE-SE UMA CASA - Uma casa no Bairro do Monte Castelo. Duplex com 4 suítes, 2 salas e mais dependências. Tel.: (24) 3350 2209




VENDE-SE : Cama de casal, Sofá de canto e Mesa de centro - tel.: (24) 3346 7447 e (24) 8832 7447



MANICURE, PEDICURE E DEPILAÇÃO: Fale com a Rose. Ligue e marque hora. Atendimento a domicilio e dos bons. Tel.: (24) 9911 4089 ou (24) 8836 3698 - Falar com a Rose



JARDINAGEM: Para serviços de capina, poda de árvores ou jardinagem fale com Oliveira - Tel.: 9971 2869 ou 3337 0792



LAVA JATO: Lava carros externa e internamente. Rua 5, n 113, casa 1. Falar com Vitor Junior, Tel.: (24) 8829 9813



PRO-VI-SOL : Projeto de Vida Solidária - Saúde da Mente. Terças feiras das 14h às 15h e 30min. Nova turma em formação do Primeiro Nível. Sede da Associação de Moradores da Barreira Cravo



ENCONTRO DE LEITURA: Ligado ao Pro-Vi-Sol, segundas feiras, das 19h e 30min às 21h. Sede Associação de Moradores da Barreira Cravo



Um comentário:

Anônimo disse...

essa sra Olivia Franco da Silva que aos 101 anos de idade, pita um cigarrinho, come torresmo, ovo frito e linguiça, no café da manhã , preparado com banha de porco pode até ser de Porto Alegre mas tem DNA de mineiro , óia !!!!!
Bolívar da rua Onze