quinta-feira, 23 de junho de 2011

O SEGUNDO JULGAMENTO DO PREFEITO


Imagina o estimado leitor que seja pra valer o que nos diz os evangelhos e que um dia sejamos todos levados para o Vale de Josafá, no Juízo Final. Um a um sendo chamado para a sentença definitiva. E a gente, em vão,   procurando velhos conhecidos. Todos, porém, com o mesmo rosto piedoso, medroso. E eu procurando o Neto, desejando vê-lo em um outro tribunal. E, de repente, o anjo com uma imensíssima lista de nomes chama quem eu procuro – “Antonio Francisco Neto!”. E não soam cornetas e nem há jornais anunciando que Neto tem 90% de chance de ser salvo. Nada.  A alma do Neto, tão acostumada a afagos, absolutamente, só. Não há sequer nenhum advogado de companhia. Nem o modesto  Carlos Meira está com ele. É a Lei de Murici. Em cima da mesa do Senhor um livro como os dos cartórios antigos. Na capa, “Obras do Neto”. E folheando pacientemente os registros, vem a primeira pergunta ao ex-prefeito.
- Que fizestes de todos os talentos que te dei, ex-Prefeito?
O Neto sente um mal estar com aquele ex, antes do prefeito. Mas não reclama. É preciso muita calma nessa hora. Mostra, apenas, uma ponta de orgulho, na resposta que dá:
- Como na Parábola dos Talentos, Senhor, eu multipliquei tudo o que recebi.  Multipliquei por 1000 ou 10 000... Tem coisa até que foi multiplicada por um milhão.
O Senhor, cofia suas espessas barbas, acrescenta duas rugas na testa. Não consegue disfarçar o espanto. Mas o questiona com candura:
- Multiplicaste os talentos recebidos? Preciso de exemplos. 
          E o Neto começa a se sentir de novo o prefeito em frente ao Dário de Paula:
- Ah, sim, claro, Senhor. Eu multipliquei os buracos pela rua, multipliquei as calçadas quebradas... (e, cheio de orgulho)  É pena que o Senhor não tenha visto. 
O Senhor já tem elementos para uma sentença precisa. Pode parar com o interrogatório e mandar vir o  próximo. Tem mesmo  vontade fazê-lo. Mas não o faz. E vem mais uma pergunta:
- Cadê aquelas 42 famílias do bairro S. Sebastião para quem tu prometeste construir casas e acomodá-las descentemente? Multiplicaste também as casas?
- Multipliquei, claro! Vieram os ribeirinhos. Agora tem muito mais famílias aguardando. Já não são mais somente aquelas 42 famílias. O Senhor precisa ver minha capacidade de multiplicar. Só vendo mesmo!   
E o Senhor prossegue:
- Cadê os quatrocentos homens que contratados fariam a limpeza da cidade?
- Oh, Senhor, eu contratei muito mais do que esses quatrocentos. Multipliquei meus acessores. É só dar um pulo na Cohab, na Suser...
As almas, na fila, se aquietavam -"Esse aí não tem jeito não, Senhor!"
E, como a voz do povo é a voz de Deus...  É bem verdade que o Neto quis falar de uma outra multiplicação espetacular - a multiplicação dos casos de dengue. Mas Deus o tranquilizou:
- Não precisa... Já conquistaste a pena máxima. Seria um desperdício.
         MORAL DA HISTORIA: Ninguém consegue enganar a Deus e Todo Mundo.

AQUI SE FAZ, AQUI SE APAGA.




Frei Beto não está falando coisa com coisa. Pensei até que ele precisava de um médico,  mas pela tranqüilidade dos seus amigos, vi logo que ele precisa mesmo é de um exegeta. É que ele pensa que virou santo e fala em línguas. A gente não entende o que ele quer dizer. Ora usa a língua humana, ora a outra, a dos esotéricos.  Na hora de receber os pagamentos, por exemplo, ele até conta direitinho o dinheiro. Mas minha mãe acabou com o mistério. Ela me falou mesmo assim "Cê bobo, meu filho. Tem gente que é desse jeito mesmo. É que nem barata - morde e assopra. A mãe da gente tem muita sabedoria. Aquela entrevista do Frei Beto para o Estadão me mostrou que era aquilo mesmo. O Frei Beto me mostrou que ele era mesmo direitinho aquele asqueroso e imaginário inseto da lição   da minha mãe. Deus me perdôe, mas é direitinho mesmo. O frei disse que considera o governo de Lula o maior da história republicana. Só não o estendeu até Tomé de Sousa porque gosta muito de D. Pedro II. Mas considera também o Bolsa Família o maior fiasco. Diz que o programa é compensatório, que quem entra nele não sai jamais. E ainda que 70% dessa verba desaparece pelos ralos das prefeituras. Cada mordida uma assoprada. Ah, uma latinha de Redox.

INFORMAÇÃO VIRTUAL, EFEITO REAL.

A moça sentadinha no canto de um aeroporto não viajou, mas num instantinho dá a volta pelo mundo. É o milagre da internet. Talvez, haja ainda daqueles que se comunicam por rolos de fumaça no ar, feito os apaches. Mas a coisa mudou. Eleição de Obama, reviravolta no Egito, revelações de  Lassange e a avassaladora campanha "Cala Boca, Galvão", tudo isto é blog. Na semana passada, blogueiros petistas se reuniram em Brasília, sob os generosos auspícios da Petrobrás e da Fundação Banco do Brasil e do governo do Distrito Federal. Eles apoiaram o governo de Lula e a eleição de Dilma Rousseff. Sentiam-se em casa.  Lula e o ministro Paulo Bernardo estiveram presentes ao encontro, adorando aquela idéia.

O DIVÓRCIO GAY.
Ilustração de Wearefamily
Ah! O casamento... Já que aprovaram o casamento gay, é necessário e urgente que regulamentem o seu divórcio. Desde há dois anos os americanos experimentavam este outro lado da moeda. Houve até um movimento para os gays serem mais tolerantes um com outro e não irem se separando assim por um qualquer dá cá aquela palha. Eles viram que se o casamento gay era difícil muito mais difícil seria o divórcio. Na Argentina, com o casamento gay recentemente aprovado, já se anuncia o primeiro divórcio gay. Ângela de 46 anos e Vanessa de 26 deixaram seus maridos há seis anos, quando começaram a namorar. Em abril se casaram. Em menos de dois meses Ângela pediu separação, alegando que Vanessa lhe era infiel. É bom que corram com a regulamentação do divórcio 


CURIOSIDADES



O último czar. Nicolau II foi o último czar.  Morreram assassinados pelos bolcheviques ele, a mulher, o filho e as quatro filhas, mesmo depois de ele ter abdicado o trono.  Conta-se que uma das filhas do czar havia fugido, escapando do extermínio - "Anastácia, a Princesa Esquecida" e outras histórias. A mais espetacular delas é que fortuna imperial de Nicolau também escapara do assalto comunista. Teriam tentado levá-la para a Sibéria. Mas o peso do comboio era tanto que todo o tesouro parou no fundo do Lago Baikal, o mais profundo do mundo. No segundo semestre de 2010, foi criada uma missão científica sob o comando do pesquisador Bair Tsyrenov para fazer esta busca. E encontraram um material que, quem sabe, são destroços de um trem de carga a 1,2km de profundidade. A suspeita ainda não foi confirmada. O material está incrustado no leito do lago, em uma área lodosa e de difícil acesso para os submarinos.


Casamento de padres. Jesus Cristo nunca proibiu casamento entre os religiosos e teve até apóstolos com esposa e filhos. Era assim, no judaísmo, de onde o catolicismo se originou. Era assim a Igreja Católica. Não foi fácil estabelecer o celibato para os padres. No século IV, por exemplo, os bispos Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa eram casados e 39 dos papas tiveream esposas e filhos, que chegaram, em alguns casos sucede-los. No século X, estava incontrolável os clérigos viviam uma incontrolável situação de afastamento das questões religiosas. Eram frenquentes os caos de simonia ( venda de bens sagrados) e de nicolaismo (incontinência dos padres que se casam ou vivem em concubinato). Veio então a “reforma gregoriana” que valorizou o padre sem relações familiares que os afastassem da igreja. No Concílio de Latrão IV veio a proibição definitiva do casamento para padres. Essas determinações vigoram até hoje apesar de os cristãos ortodoxos continuarem ordenando padres casados. (Fonte: História Viva)


Nenhum comentário: