domingo, 19 de junho de 2011

VARINHA DE CONDÃO


O jornal aQui não está mais aqui; está, láááááááááá...  Vá com as pulgas! Bem que eu estava desconfiado, da mudança. Minha mulher pegou um exemplar para ler mas só conseguiu entender depois que eu dei um dicionário de antônimos para ela - um dicionário do Instituto Houaiss. Muito bom. Aí, ela falou: "Agora estou entendendo. Isto aqui quer dizer aquilo!" Isto mesmo. Os problemas sumiram das páginas do jornal. Ele se transformou na  varinha de condão do Neto. Não fala mais nos R$ 8,00 de aumento para o funcionalismo e 50% para os médicos. A greve do SAAE-VR não recebeu nenhuma escassa linha, uma palavra sequer. A epidemia da dengue levou Dra. Suely Pinto a ser recepcionada no Hotel Windsor, na capital.  E o Zezinho da Ética, o incansável paladino, pode dispor de um merecido descanso. Houve, entretanto, uns pequenininhos que saíram ganhando, também  - foi a Guarda Municipal. É como se diz – “Farinha pouca meu minguau primeiro”. Deixaram o sindicato falando sozinho e aceitaram duas promessas do prefeito - uma gratificação salarial e uma melhor alimentação. E então puderam trocar a comida da Fundação Beatriz Gama pela comida de restaurantes na cidade. Naturalmente, isto também reduziu a carga de trabalho sobre os ombros do motorista do rabecão. Ele carrega urnas frias e marmitas quentinhas no mesmo carro. Agora, pelo menos diminuíram-se as marmitas. Enfim, a guarda municipal, hoje, almoça junto com os funcionários graduados em restaurantes... os demais comem as quentinhas da FBG. É bem verdade que a fundação é uma autarquia municipal e, portanto, o prefeito tinha é que melhorar sua produção. Mas também  melhorar por que se ele tem uma varinha de condão? Ou mais. 


VISITA DE ESTADO

Dilma e Sakira


Por que mentem os políticos? Só se for pra justificar a existência de tantos assessores que depois correm com seus desmentidos. Vai ver que é por isso mesmo. Não passa um dia sem que alguém seja escalado para explicar que o chefe disse isso mas queria dizer aquilo. Assim foi,  por exemplo, com a questão do aborto na campanha presidencial. E, agora,  é a vez desse affair Dilma Rousseff e Shirin Ebadi, Prêmio Nobel de 2003. Ebadi veio ao Brasil para agradecer a Presidente por sua ajuda no caso Sakineh. É que em janeiro, Dilma condenara os abusos cometidos no Irã contra os direitos humanos.  E o caso em foco era o da Sakineh Mohammadi Ashtiani condenada em 2006. Esse era o assunto que iria tratar; não lhe ia pedir que assinasse Livro de Ouro, nem tampouco pleitear nenhum cargo no governo.  A conversa seria outra.  O muito que poderia pedir era que o Brasil defendesse essa mesma posição no congresso da ONU programado para  setembro. Ela conhecia as pretensões de Dilma comparecer à abertura do evento.  Mas Dilma não quis saber de conversa nenhuma com a moça.  O Planalto alegou que não seria concedida a audiência por uma questão protocolar. Disse que a presidência não recebe personalidades que não sejam sejam chefes de Estado e de governo. No entanto, a presidente recebeu Ollanta Humala, no mesmo período. E, pior ainda, recebeu a cantora Skhira.


ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA

Ikeda e a carne feita com dejetos humanos


Mesmo aos que buscam novas alternativas de alimentação o pesquisador japonês Mitsuyuki Ikeda surpreende. Ele inventou a carne produzida a partir de dejetos humanos. Mitsuyuki teve esta idéia quando buscava a reutilização da lama de esgoto da cidade de Tokio. As autoridades fizeram o chamado e ele faz parte do grupo e ele lançou mãos à massa. E chegou à carne com as suas transformações. Ele anda entusiasmadíssimo com o invento e acredita piamente que é uma alternativa comercializável. Este, digamos, alimento é menos calórico,  tem 63% de proteína, 25% de carbohidratos, 3% de lipídios e 9% de minerais. Está apontada como bem balanciada.  Quanto ao paladar foi aprovado em testes de degustação. Todos afirmaram que tem gosto de bife.  E são  somente estes os dados favoráveis à criação. O site ecológico Inhabitat.com diz que a indústria da carne colabora  com a redução de 18% das emissões de gases na atmosfera. E, cá pra nós, matéria prima é que não falta.



Morre o homem fica a grana. Sathya Sai Baba, líder religioso indiano, morto recentemente, deixou cerca de R$ 12 milhões de reais em dinheiro, ouro e prata. A fortuna foi encontrada no dormitório de um dos centros de retiro espiritual na cidade de Pattaparthi. Segundo o relatório do seu sobrinho, R. J. Ratnakar, a fortuna é constituída de 116 milhões de rúpias, 98 quilos de ouroo e 307 quilos de prata. Este levantamento foi feito pelo trabalho de 15 discípulos, trabalhando por 36 horas. Sai Baba tinha milhões de seguidores no mundo. Entre eles, poderosos políticos, atores e cantores. Ele morreu aos 84 anos de idade.




CURIOSIDADES



A Primeira Médica Brasileira. Rita Lobato nascida em 7 de junho de 1866, no Rio Grande do Sul,  foi a primeira mulher a exercer medicina no Brasil. Iniciou seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e os concluiu na Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia. Em 1887 tornou-se a segunda mulher latino americana a obter diploma de médica, defendendo uma tese sobre a operação cesariana. Na época era pesada a discriminação contra a mulher e ela só pode iniciar seus estudos acadêmicos por via do dereto lei nº 7.247, de 19 de abril de 1879, rubricado por D. Pedro II. Clinicou em Porto Alegre, mas acabou por se radicar em Rio Pardo de 1910 a 1925. Foi vereadora eleita pelo Partido Libertador, em 1935 até o estabelecimento da Ditadura de Vargas em 1937.  Rita Lobato passou o resto de sua vida na Estância de Capivari, em Rio Pardo (RS), e faleceu aos 93 anos de idade.




Casamento Modesto. Os moradores locais consideraram muito mixuruca o casamento do príncipe de Brunei Al-Muhtadee Billah Bolkiah, herdeiro do sultanato. Mas encheu os olhos do pessoal da periferia. O príncipe se casou, 9 de setembro de 2004, com a plebéia Pengiran Anak Sarah de 17 anos de idade. O próprio sultão Hassanal Bolkiah que gastara 35 milhões de dólares em um aniversário avisara que a festa seria bem modesta. Enfim, foram 2 mil os convidados para o enlace, a noiva usou um vestido cravejado de diamantes e os noivos saíram num Rolls Royce de ouro, seguidos por 100 limusines

Nenhum comentário: