segunda-feira, 11 de julho de 2011

DRA. SUELY NÃO SAI MAIS DAQUI


Dra. Suely Pinto
Foto Jonal Aqui

Dra. Suely Pinto chegou quase sem fôlego ao gabinete do prefeito. Foi abrindo a porta e quase sem respiração avisou para o prefeito: - "o inverno chegou!". E o prefeito, que vinha tomando conta do calendário, comemorou: "Vivaaa!" E o prefeito não estava sozinho neste contentamento.  A Vereadora América Tereza, como num suspiro, disse “demorou”. E esfregou as mãos de contentamento. Não ia mais gastar seu suado dinheirinho com suas placas que alertava o povo da sua responsabilidade. Na verdade, aliviando o prefeito. Evidentemente, havia o que comemorar. Eles sabiam que com a chegada do inverno, os casos de dengue dariam uma caída. Agora, adeus epidemia. Podia haver um casinho ou outro, só. Coisa pouca. Bobagem. Ergueram uma taça imaginária e brindaram: “A dengue foi embora; agora só no ano que vem”. E foi com este ânimo de profeta, que Dra. Suely convocou a imprensa para proclamar o novíssimo evangelho: "Isto é como carnaval: Todo ano tem... Sorria. Agora, só no ano que vem." O prefeito, também, ficou aliviado. Suspendeu a contratação dos 300 homens para a limpeza urbana. Foi para a janela, e olhou aquele dia cinzento de cerração e falou consigo mesmo: “Que lindo dia!”

DILMA NAS CORDAS 
Senador Mário Couto:
"Pagot, você é ladrão!"

Dilma é ruim de tiro. Quase atirou no próprio pé. Nunca vi. Aliás, ela sabe disto. Tanto que não exonerou Pallocci e nem Nascimento. Os dois foi que cansados de brincar de ministros foram fazer outra coisa. Agora, depois da casa arrombada, ela diz que vai marcar colado o próximo ministro. Até escalou duas ministras – Miriam Belchior e Gleise Hoffmann - para o fiscalizarem. A que ponto chegamos ministros vigiando ministros. Não se sabe nem quem será, mas se sabe que terá que ser vigiado. Pobre república. Dilma pensou que sabia. Convidou o senador Blairo Maggi (PR-MT). Ele não quis. Trocou pela indicação de Paulo Sérgio Passos. O PR não aceitou. Ainda não  entendeu que aquilo é feudo do PR e, portanto, quem manda é ele, o partido. Virou queda de braço. O Diretor do DENIT, Luis Antonio Pagot exonerado pela Dilma, diz que não sai porque tudo o que ele fez foi recebendo ordens. E é sabido que essas determinações partiam do ministro do planejamento Paulo Bernardo,  por acaso,  marido da chefe da Casa Civil escalada para vigiar o novo ministro de transporte que virá. Mas um lado já começa a ceder. O Ministro Paulo Bernardo está solidário com Pagot. E reconhece que se há alguém correto no DENIT esse alguém é o Pagot. Está claro quem vira esta queda de braço. São esses 41 deputados do PR e 6 senadores. Imangina se a briga fosse com o PMDB.

ATUM UM PEIXE QUE PODE DESAPARECER

O atum está ameaçado. Em breve será visto somente nos museus, junto com os esqueletos dos dinossauros. E uma plaquinha dizendo – era um peixe saboroso. A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) acendeu a luz amarela das espécies ameaçadas para ele. Junto com o atum caminham o bonito, cavala, cavala espanhola, peixe espada e marlim. Isto é também uma espécie de luz amarela para os governos. Todos os governos. Porque mesmo outras espécies em condições tranqüilas existência podem chegar a este risco com a exploração crescente impulsionada por preços elevados. Mas, no Brasil, o papo é outro. Luís Sérgio, Ministro da Pesca e Agricultura, é aquele mesmo que há poucos dias era o inapto ministro da articulação política. Seu trabalho era anotar os pedidos das câmara e do senado e leva-los à Dilma. Chamavam-no ministro bandeja. Ou ministro garçon. Podia recolher pedidos dos peixes.

MAIS UM RATO


Ratinho do Cerrado
Mais um rato no Brasil. Que coisa! Como gostam daqui. Pesquisadores da Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram essa nova espécie de mamífero no Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, RJ. É um rato fora dos ministérios. Pelo contrário, vive na região litorânea do norte fluminense, antiga região dos Goytacazes. Daí, o nome de Cerrodomys goytaca (ou ratinho goytacá). É restrito daquela região. Seus descobridores William Correa Tavares, Leila Maria Pessoa e Pablo Rodrigues Gonçalves, da UFRJ, mostraram que a ele mais se assemelham outras espécies do cerrado. Isto deve reacender os debates dos ambientalistas porque com a vinda do pré-sal já se fala da  ocupação do litoral por empresas ameaçando o que nos resta da Mata Atlântica e da fauna remanescente da região.

CURIOSIDADES


Roda dos Enjeitados. A “roda dos enjeitados”,  eram cilindros giratórios com cavidade lateral, colocados em muros de conventos. Serviam de meio meio de comunicação  com o interior.  Ali colocavam-se objetos e, até, recém nascidos. Concluída tarefa, tocava-se a sineta. A irmã “rodadeira”, no interior do convento, fazia girar a roda, retirava o que ali se havia colocado. No final do século XII, recebeu oficialmente o nome de Roda dos Enjenitados ou Rodo dos Expostos.  Muitos enjeitados constituíram família e houve também os que acumulassem  fortunas. Um desses casos mais notáveis na História do Brasil foi o de Diogo Antônio Feijó, ou simplesmente regente Feijó, que nasceu em São Paulo em 1784 e se tornou um dos mais ilustres personagens do período regencial (1831-1840), sendo regente do Império de 1835 a 1837.
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

Vale dos Reis
Ladrão de Túmulos. O primeiro ladrão de túmulos na História foi Amenpanufer, no Egito. Ele foi acusado de roubar ouro e jóias de tumbas de faraós no Vale dos Reis. No final da vigésima dinastia ele se viu processado no seu roubo mais notório. O Egito se viu sacudido pela violação da câmara mortuária do  Rei Sobekemsaf II. Respondendo ao processo Amenpanufer confessou o roubo com impressionante riqueza de detalhes. Seus inquisidores supuseram que ele devia ser líder de uma gang Percebeu-se que se parecia líder líder de uma gang que produzia roubos e roubos, ali. Com o encaminhamento do inquérito viram que também estava envolvido naquele ato o Vizir e o mais alto sacerdote de Amun. O inquérito, enfim, ficou inconclusivo porque cada vez envolvia mais autoridades governamentais, já incluindo até o Paser que conduzia o processo. Os trabalhadores acusados foram punidos com empalamento, penalidade comum aos que eram considerados abomináveis  atos de sacrilégio. E pronto



CUBA LIBRE:

Eloy Marcondes
Blog: /www.democracia-nossa.blogspot.com/

 
Sejamos imparciais, Cuba não produz apenas desesperados tentando fugir da ilha a qualquer custo. Cuba produz também mágicos, não sei se em números significativos mas com certeza, poucos ou muitos, são de excelentes níveis técnicos.  Temos um deles visitando o Brasil, não sei se a convite do pt. Na verdade uma mágica de sangue azul é filha de Che Guevara. Em uma entrevista à Folha de São Paulo distorceu tanto a verdade que transformou uma ditadura de mais de cinqüenta anos em democracia. Aleida Guevara, é o seu nome, continuou suas mágicas espetaculares e transformou as damas de branco que lutam pelas liberdades de seus filhos, irmãos e maridos em bandidas, afirmou categoricamente que são mercenárias e que fazem isso pelo vil metal, que em Cuba não há prisioneiro políticos e, sim, terroristas que envenenam águas de escolas infantis e sabotam a economia. Que lá, em Cuba, vigora a maior democracia, que tudo que lá existe pertence ao povo – ela só não disse que tudo que a ditadura produziu até hoje foi miséria e parodiando Joãozinho Trinta: Quem gosta de miséria é comunista, o povo gosta é de fartura! – Que o livre pensamento também é permitido, faltou dizer que deste que previamente aprovado pelo comitê do partido único comunista. Mas todas essas mágica foi só para descontrair. Seu objetivo na vida é preservar a memória do pai. (e eu achava que só no Brasil havia gente capaz de reverenciar malfeitores, aqui tem muita gente que admira Lampião). Se eu fosse filho de Guevara procuraria passar uma borracha em suas memórias. Che Guevara só se alimentava de sangue humano e tinha orgasmos múltiplos ao vê-lo escorrer do peito aberto de suas vítimas, executadas no “paredon”. Che Guevara era tão sedento de sangue humano que durante a revolução, nos tribunais revolucionários, um simulacro de justiça,  presidido por ele, jamais um opositor político foi absolvido: Todos ao “paredon!”  Só mesmo Cuba, nenhuma outra ilha seria capaz de produzir tamanha ilusão de ótica. Afinal, todas as ilhas são uma porção de terra cercada de água de todos os lados, só Cuba é uma republiqueta cercada de miséria por todos os cantos.


Nenhum comentário: