domingo, 24 de julho de 2011

INES PANDELÓ, O RETORNO


Inês Pandeló está longe de ser um dos meus personagens obrigatórios. Nem se compara com o Zezinho da Ética, por exemplo, uma figura farta. Às vezes, eu até me esqueço dela. Talvez possa ser um personagem bissexto. De quatro em quatro anos, voltar ao noticiário. Mas, hoje, falo na deputada. É que ao abrir a edição do jornal aQui, neste sábado dei com o nome dela lá num canto de página. Ninguém fala nada dela e agora essas duas linhas de notícia!  "Será que ela morreu?" A gente pensa logo no pior, né? Mas, felizmente, não era nada disto. É que ela está de férias. Imagina o susto. Mas ela está de férias e reclamando. Ela quer espaços na imprensa local e a imprensa não lhe abre as páginas. E, ela tem razão. A última vez que ouvi falar no seu nome foi em janeiro do ano passado. Desculpem. Janeiro deste ano. E o que ela disse de tão importante para o eleitorado? Ela disse: "Tô indo! Vou tomar posse." Agora, a gente sabe dela de novo. Ela tá dizendo "Tô de férias."



Nunca me esqueci daquela mãezinha moderna. O filhinho esperneando porque queria um carrinho e ela dizendo: “assim, mamãe fica triste.” Dilma Rousseff, na presidência, repetiu essa mãezinha. Disse que problemas no seu governo a deixavam triste. No caso Palocci, esperou o "papai" chegar - o Lula - para fazer a queixa. Ele não resolveu nada. Como um pai irresponsável passou a mão na cabeça do traquinas e disse que "sem Palocci" ela não governava. Mas Deus ajudou e lá foi o moço de volta pra Ribeirão pelas próprias pernas. Aí, veio o Ministério de Transporte com a sua quadrilha. Dilma, que parece andou assistindo o filme da super Nany, estava mudada. Chamou a meninada lá e ralhou com eles. Mandou, logo, quatro andar. Um não foi - Pagot - porque alegou que estava de férias e tinha uma carta na manga. PT e petistas entraram em polvorosa. E aí passaram a adulá-lo vendo se descobriam se o trunfo que ele possuía era um às ou um sete. Muita gente o adulou. Enfim, estamos aguardando. Já o Hideraldo Caron, o indicado pelo PT, no DNIT, teve a defesa apressada de Tarso Genro. Disse o governador gaúcho que o Hideraldo é um homem sem mácula. E que se ele roubou não o fez para ele próprio, mas para um grupo. Tá explicado.




Em breve, esta pergunta "viu o que estou pensando" terá um sentido além do figurado. Lá no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA estão criando uns óculos que permitirão ao usuário ver os sentimentos do seu interlocutor. Os óculos foram pensados inicialmente para aumentar nos autistas a capacidade de interagirem com as outras pessoas. Mas o invento está indo além da encomenda. Qualquer um poderá identificar no outro um mal disfarçado desinteresse ou tédio. Isto é possível pela presença de uma câmera do tamanho de um grão de arroz, embutida na armação do óculos. Ela é conectada, por um fio, a um pequeno computador que pode estar no bolso, por exemplo, do usuário. Funciona como um semáforo para o trânsito. Por enquanto a tecnologia passa por um protótipo, ainda passará por alguma aperfeiçoamento.

Fonte: Revista Galileu.





 

A Nasa e a DLR, Agência Espacial Alemã, desenvolveram um instrumentos para caçar água, onde ela estiver. São de precisão milimétrica a centenas de quilômetros do objeto. Mesmo quando a água está abaixo da superfície, ela pode ser enxergada. Acompanhando o curso de um rio, seus dispositivos conseguem determinar exatamente qual foi a quantidade de água usada pelo homem. Isto possibilitaria alertas mais consistentes sobre o seu uso. Esta metodologia permitiu a descoberta de que no Central Valley há uma redução de 1 milhão de litros a cada 4 meses. Ainda mais grave é a perda de 18 milhões de litros por ano, no sistema aquífero do Noroesta da Índia. Além de detectar o esgotamento das reservas subterrâneas de água o equipamento poderá também minimizar tragédias, como previsão de enchentes sazonais.

CURIOSIDADES.


 
As primeiras cordas remontam há 20 mil anos. Foram feitas inicialmente com pele de animais ou fibras vegetais. Elas estiveram muito presentes nas diversas atividades do homem. Desde a captura de animais, o uso do arco e flexa até à construção do Coliseu e da Capela Cistina. Inscrições feitas nas tumbas dos faraós são os primeiros registros do seu uso. Entretanto, ela não figura entre as principais invenções da humanidade. Suas primeiras aplicações se deram em volta do Rio Nilo. Na América, a corda era feita de tendões e intestinos de animais, crina de cavalo, folhas da bétula e salgueiros e mesmo cabelos humanos.





George Bernard Shaw nasceu em Dublin em 26 de julho de 1856 e faleceu em 2 de novembro de 1950. Foi dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. Suas comédias satíricas revelam seu espírito irreverente e inconformista. Aos 16 anos empregou-se num escritório. Foi servente de hotel, jornaleiro, encarregado de distribuição de uma revista, vendedor de drogas e guarda livro de padaria. Aos 23 anos começou a escrever. Suas cinco primeiras produções foram jogadas no lixo pela editoras. Aos 40 anos publicou seu primeiro trabalho como dramaturgo. Aos 70 recebeu o prêmio nobel de literaura. Durante a primeira guerra considerou a Inglaterra, os alemães e os aliados todos culpados e reivindicou a paz. Em Soviet Story, do documentarista Edvins Snore, Shaw aparece defendendo os nazista e o extermínio de todos parasitas sociais, pessoas não adaptadas e inúteis a sociedade, segundo os seus conceitos. Shaw era esquisito. Numa cadeira tosca ouvia rádio até os albores da manhã. Sofria de insônia. Conta-se que um farmacêutico norte-americano perguntou-lhe em carta se ele se opunha a que o seu nome fosse dado a um medicamento contra insônia. O remédio se chamaria Pilulas GBS. Shaw irritado respondeu: "Se o fiezeres eu te processarei. Tua insonia é falta de inteligência." Uma outra das suas frases muito conhecida: " O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada".

Fonte: Curiosidades - Valdomiro Rodrigues Vidal

5 comentários:

B positivo disse...

acompanhamos com interesse e assiduidade as notícias desse "jornal que agrada à todos" Fátima & Bolívar

Babi disse...

Elson você viu que legal? Enquanto Itatiaia ganha Fabrica nós ganhamos Mercados para nossos jovens trabalhar. Parabéns Prefeito de Itatiaia.

B positivo disse...

prezado Elson
revisando os tópicos da última edição do blog chamou minha atenção aquele relativo ao ilustre Bernard Shaw .
no intuito de colaborar exerço a liberdade de sugerir uma nova pesquisa com relação a fotografia pois me pareceu ser Ernest Hemingway , em seus tempos de Cuba , o retratado no post .
um abraço do fiel seguidor Bolívar

B positivo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
B positivo disse...

com relaçao ao ao comentário anterior
seguem Links (que não sei se vão funcionar --- é a 1ª vez que tento faze-lo)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Hemingway


http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Bernard_Shaw

um abraço do Bolívar