segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ilustração: rinaldogoodnews.blogspot

Aquele homem que vem lá é um jornalista. Ele tem a missão de falar bem do prefeito toda semana. É assim que ele ganha o pão, o leite das crianças. Leite em caixinha, válido por três meses. Se quiser, pode até estocar um pouco. Ninguém sabe o futuro, nem se esse é o tempo das vacas gordas ou das vacas magras. Não sei por que a vida, às vezes, põe nas costas de um simples mortal como este uma tarefa que mesmo os santos, milagreiros como são, recusam. Mas o prefeito nem quer saber. Se lhe pedem piedade com o moço ele repete como o personagem da TV: “To  pagando...” E esfrega o indicador no polegar reforçando a expressão. É pá daqui, pá de lá. Entende? Muito difícil porque o próprio pessoal da administração traz notícias ruins para nós.  A Dra. Suely Pinto, Secretária de Saúde quando aparece até minha pimenteira no quintal murcha. Não dá conta do estrago que produz. Ela foi ao Jornal aQui  e disse que a epidemia da dengue passou, mas que no ano que vem será muito pior. E isto dito com a mesma tranqüilidade de quem anunciasse uma manhã de sol ou de chuva para o dia seguinte. Enquanto isto, o Presidente da Câmara Municipal queima as pestanas redigindo uma carta de congratulações ao novo presidente do Rotary. E eu vou queimar meus insensos para afugentar esses males, inclusive os mosquitos da dengue.

O SEQUESTRO DO NOSSO SANGUE



Esta matéria foi retirada para maior aprofundamento e posterior publicação. O assunto é bastante conhecido e grave. Não pode ser abandonado. (Elson)
A POLICIAL DE BOM CORAÇÃO

Ilustração pastoradrianotrajamo.blogspot


Nunca se viu uma delegada tão amiga de presos. Como se dizia antigamente - amiga do peito. E olha que esta ainda não é a prática tão sonhada pelo profeta Isaías de o lobo e cordeiro pastarem juntos. Mas Analice Aciole é policial civil em Areia Branca a 36 km de Aracaju e se condoeu dos seus presos. Na Noite de São João foi dela o plantão. Ela sozinha na delegacia, mais os seis detentos nos fundos. Com a mão espalmada segurando o queixo, os olhos postos lá na rua ela via passar aquela gente toda fantasiada. Os bigodes falsos, também falsas as costeletas e as tranças mas uma alegria bem verdadeira acompanhando o magote. Todos passavam rindo, conversando e até cantando. De repente, aquele aperto no coração. Ela abriu as celas e chamou os presos para comemorarem juntos o dia do santo. E, para livrar qualquer constrangimento inicial foram distribuídas providenciais doses alcoólicas. Os vizinhos da delegacia disseram que a farra foi grande. Uma algazarra. A Corregedoria de Polícia falou que os presos só não fugiram porque não quiseram. Vai ver que foi para não sujar o nome da moça. Fonte Diário do Comércio PE.


CURIOSIDADES

Ilustração: Scientific American
Fraude na ciência (2). Francis Crick, americano, e James Watson, britânico, ganharam notoriedade científica quando em 1953 anunciaram a descoberta da estrutura do DNA. Quando publicaram o trabalho não atribuíram os devidos créditos à colega de departamento Rosalind Franklin. Rosalind graduou-se em físico-quimica em 1941, trabalhou na Inglaterra, França. Voltou para a Inglaterra, onde iniciou aplicação de estudos com difração do Raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Foi este trabalho que permitiu ao bioquímico norte americano James Dewe Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Frcncis Crick confirmar a forma da molécula 1962. Rosalind foi a grande injustiçada. Já estava morta na concessão do prêmio e seu nome não foi incluída na descoberta. Conforme Robert Wright na revista time 1999.


Inconfidentes - Portinari
A Fortuna dos Inconfidentes. Aprende-se na História que os inconfidentes (1789) foram presos e tiveram seus bens apreendidos. Há livros que afirmam que o sequestro dos bens dos inconfidentes proporcionou um lucro de 643 quilos de ouro à coroa. Valor comparável ao que Portugal arrecadava em impostos sobre o metal precioso naquele ano. As famílias dos envolvidos na conspiração, no entanto, enganaram a coroa sobre suas posses. Só depois descobertas. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não era homem de poucas posses como se diz. Possuía sítios, escravos, várias cabeças de gado e sesmarias e explorava 43 jazidas de ouro no caminho da Serra da Mantiqueira. Tiradentes possuía um sítio de aproximadamente cinqüenta quilômetros quadrados no porto Meneses, tinha fazendas na freguesia de Nossa Senhora da Glória de Simão Pereira. Nessas propriedades, ele mantinha atividade de mineração e práticas agrícolas, além de criar gado. Quanto a aparência de Tiradentes também foi toda construída, segundo o Prof. Figueiredo na Revista de História da Biblioteca Nacional: “Essa imagem foi construída no fim do século XIX para que houvesse um herói republicano parecido com Cristo.” Tiradentes já possuía alguma condição para ser considerado mártir – morrera sem pegar em armas, fora traído por um amigo e lutara pela república. Faltava pouco.

Fonte: A Fortuna dos Inconfidentes, Prof.: André Figueiredo Rodrigues





Nenhum comentário: