terça-feira, 6 de abril de 2010


Passou a Quarentena


Passou o tempo do Paiva, uma espécie assim de quarentena cívica. A Páscoa marcou também esta passagem. O próprio Prefeito foi quem falou mesmo assim que depois da Semana Santa viria a "Cidade Limpa" e a "conservação do verde". Só quero ver. Até porque antes do domingo pascoal fizeram uma derrubada de árvores na Praça Sansoni. Aí, já ficou claro Já que vão ter que conservar o verde o melhor mesmo é reduzi-lo. Vai sobrar pouco verde para tratar. Tem gente que faz de besta! E tem mais. Vão transformar a praça numa pista de dança (É sério!!!). Não é piada, não. E parece que a pista vem mesmo. A minha dúvida é só se é o Moa que vai contratar a banda para tocar. 

Faça o que eu mando
É muito fácil fazer humor nesta terra. Basta ver o que se dá e reproduzi-lo tal qual acontece. A Defesa Civil, por exemplo, orienta a quem a procura a não construir em lugares perigosos - áreas de risco tais como ponta de barrancos, beira de rio, etc. Depois, eles próprios cansados de viverem apertados numas salas reduzidas resolvem se tornar posseiros, ocupando a margem do rio. Constroem uma sede que tem até auditório. Pô, tá certo que eles estão fazendo tudo com a maior segurança. Estão empurrando o rio pra longe. Bem pra longe. Só que na outra margem há outros posseiros que empurram o rio de volta. Aí, fica aquele negócio:  Os posseiros do lado de cá empurram o rio para o lado de lá; a Defesa Civil do lado de lá empurra o rio pra cá. Daqui a pouco o Rio Paraíba vai entrar na Justiça reinvindicando o seu direito constitucional de ir e vir. 



Um Abaixo Assinado


 O Ministério Público recebeu um expressivo abaixo assinado. São 278 assinaturas pedindo socorro contra o desmando provocado pelas festas na Ilha São João. Moradores de tres bairros -  Barreira Cravo, Voldac e Parque das Ilhas - cansados de reclamar com as suas respectivas associações assinaram os documentos. Ninguém aguentava mais. O Secretário Municipal do Meio Ambiente tem sido mesmo valente quando aborda o som abusivo na cidade. E a Guarda Municipal se sente até orgulhosa por estar dando suporte aos fiscais nessas ações. Então, viva o silêncio! Isto é bonito de se ver. O que não é bonito de ver são esses mesmos ouvidos se fazerem de surdos quando o promotor do barulho é a Ilha São João. Ou seja a Prefeitura Municipal. Este som é centenas de vezes mais alto do que os dos bares e cogêneres que eles multam. O público presente a esses eventos da Ilha é centena de vezes maior do que o povo que frequenta esses bares. No entanto, eles não veem nada demais. A Guarda Municipal está ali com o nariz encostadinho na farra da ilha e no entanto não tuge nem muge. Mas é assim mesmo.  Afinal, é o cachorro que abana o rabo, não é o rabo que abana o cachorro.



O Bispo e o Rio

O bispo diocesano, João Messe, adotou o Rio Paraíba. Misssão difícil.  Todo mundo joga pedra no rio. Até o poder público municipal joga. E jogam muito mais do que isso: Jogam pau, sofá, pneu, entulho, bolsas de plástico, animais mortos... Nem  parece que bebem a água dele. E tem muita mais gente querendo beber. A Grande São Paulo sofre problema de abastecimento que se agrava dia a dia.  Seu governador autorizou a busca de outros mananciais para servi-la e o Rio Paraíba do Sul tá na lista dos prováveis.  Seria feita uma transposição do rio tal qual a que o Lula pretende fazer com o Rio São Francisco. Lá se contou com a bravura e a determinação do Bispo Dom Frei Luiz Cáppio que chegou à greve de fome na sua defesa. O povo chiou lá e o povo há de chiar aqui. O que não se sabe é se João Messe chegaria a um ato deste em defesa do Paraíba. É cedo pra saber. O que se sabe mesmo é que a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, virá a Volta Redonda, amanhã dia 7. Às 9horas  estará na cúria diocesana discutindo o tema com vários segmentos da cidade. Agora, não se deve perder o tempo todo discutindo esta transposição que é mera suposição.  É uma boa oportunidade  para se colocar tantos outros problemas que afetam o Rio Paraíba e tantos outros de grande impacto no meio ambiente que afetam volta redonda.   Problemas é que não faltam. Mesmo com a saída do Paiva.

Marta salva o PT paulista


Marta Suplicy, quem diria, está com a bola toda em São Paulo. Tem 43% dos votos para senadora. Depois de ter saído pela porta dos fundos da Prefeitura, de ter suas contas contestadas, depois da sua pranteada separação do Eduardo Suplicy, este Forrest Gump da política brasileira, depois do relaxa e goza,  agora vem com tudo. Aloizio Mercadante não passa nem perto dessa senhora. Tem apenas 13%. Antigamente bigode tinha um valor danado. Mesmo o Lula que além de bigodes como Mercadante tem também barba e branca, quando concorreu a reeleição teve 37% dos votos no primeiro turno. 

Meu Hai-kai (3)

Uma coisa é lisongeira
Cristo nasceu na Bahia
Mas saiu às carreiras

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, não conheço bem sua cidade,mas quero parabenizá-lo por sua atitude e dizer-lhe que minha cidade SÃO GONÇALO está precisando de um repórter virtual para acordar seus políticos que estão adormecidos. Acredite que na minha cidade não existe uma área exclusiva para lazer, a rua onde caminhamos vive cheia de galhos de árvores, lixo e mato. Aí, você pergunta e a Prefeitura? e eu digo: finge que não vê.