quinta-feira, 29 de abril de 2010

FOTO PARA POSTERIDADE




A FÁBULA DO NETO

A história se passa no século XIX. Diz que uma fastidiosa senhora lavava roupa no fundo do quintal, quando ouviu um barulho lá da rua. Chegou e viu por cima da cerca homens que se esbordoavam. Um pouco mais afastado, um homem num cavalo branco, meio gordo, meio baixo, binóculos no pescoço,  observava tudo, tudo como quem comandasse a escaramuça. Era isso. Aí, a dona se lembrou que tinha mais o que  fazer e voltou para tina de roupas sujas. Não percebera que o baixinho era Napoleão Bonaparte e aquela peleja era Batalha de Waterloo. Neto me lembra bem esta senhora. Às vezes, vem até a janela, vê lá fora uma SUSER ineficiente, uma Defesa Civil dentro do Rio Paraíba, um barulho ensurdecedor vindo da Ilha São João, centenas de valas negras espalhadas, a rua 18 com as margens protinhas para irem embora com o riacho, seu secretário de cultura indiciado no ministério público... vê tudo isto com enfado e volta para seu tanquinho elétrico.

CIDA, INES E PAIVA



O PT da região escolheu esses nomes para a ALERJ. Bem pensado, não tinha outros mesmo. Cida Diogo e Inês Pandeló são fundadoras do PT. Estão lá desde os tempos das vacas magras. Vendiam flâmulas e broches nas calçadas para o aluguel da sede. O Paiva, não;  é um recém convertido. Não tem pedigree. Chegou e enconrou tudo no lugar.  E lá vão os tres. Cida Diogo nunca perdeu eleição; Inês Pandeló foi escorraçada na última eleição municipal . E Paiva é o que não resta a menor dúvida. Mesmo com muito dinheiro e duas muletas  (Neto e D. Waldir) ele perdeu a eleição para deputado. Muito dinheiro mesmo! Agora, terá que compensar a perda de uma das muletas com mais dinheiro. Êta, ferro! Como o Paiva gasta, meu Deus! Nunca vi. Tanta criancinha querendo um bico de  pão duro pra roer e não conseguem. Se o Paiva me ouvisse, eu ia sugerir a ele que desse esse dinheiro para umas crianças pobres, mas ele tem a cabeça muito dura. Vai preferir jogar o dinheiro fora.

COMER FRANGO PROVOCA DESVIOS SEXUAIS

Bem na abertura da Conferência Climática, em Cochabamba, o pândego Evo Morales desancou o coitado do frango. Denunciou o consumo da sua carne como provocadora de desvios sexuais de homens. Uma asinha do bicho já era suficiente para incluir o respeitável cidadão num patusco grupo de risco. Quer dizer, no popular: Comer carne de frango faz o homem soltar as frangas. Foi grande o impacto. Dentre os presentes, no envento, houve os que correram logo à  coordenadoria do evento para saber qual era o cardápio do dia. E já ia falando mesmo assim -  "se for frango, tô fora!" Como a carne de frango é o de fato o que há de mais barato, restou aos pobres uma inusitada questão. Ou se tornam vegetarianos enquanto é tempo ou viram gays.

ENCHAQUECA MUDA SOTAQUE DE PACIENTE


O fato foi dado e passado no   Reino Unido com Sarah Colwill. A moça retornou de uma violenta crise de enxaqueca  falando inglês (sua língua natal) com sotaque chinês. O que há de se convir era uma situação estranhíssima - Fala man, fala woman, fala girl. E vinha tudo com aquela pronúncia estrnanhíssima. Quá, quá, quá, quá...  O pessoal ria sem saber o que estava fazendo. Os especialistas, entretanto, alcamaram todo mundo. Aquilo era   uma doença conhecida como  síndrome do sotaque estrangeiro. Discreveram logo sua patogenia - o mal é provocado por danos ou lesões no cérebro que é responsável pelo controle da fala e da pronúncia. É uma doença raríssima. Segundo eles não há em todo mundo mais de duas dezenas de doentes. Aqui, é que eles muito se enganam. Este jornal discorda da estatística apresentada. São muito mais esses casos. Tem este Inri que não sai da TV. E tem-se na política numerosíssimo desses exemplos. O Paiva mesmo é um deles:  - Ele faz discurso de esquerda com sotaque de direita.

SEXO, EXERCÍCIO FÍSICO


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou na última  segunda-feira que todos pratiquem bastante sexo para combater doenças crônicas, especialmente, hipertensão. Vai haver uma quebradeira nas farmácias. Só que não ficou claro quem é que vai arrumar as parceiras para os homens. Se é o SUS. Tem cara que tem dificuldade. E, ainda tem  o outro lado. A pressão alta, hoje não ataca somente os velhos, mas até os meninos e meninas. Aí, então, tem que se ver sexo para uso pediátrico, para adultos e geriátrico.  O problema agora é o marido chegar em casa com a pressão normal e ter que responder um questionário.

DE QUEM SÃO ESSAS POÇAS?



Em Resende, é assim! O Prefeito José Rechuan (DEM), autorizou a entrada de agentes do Serviço de Vigilância Sanitária nos imóveis fechados ou abandonados. Não vai dar mole para as epidemias. Vai inclusive fazer capina e limpeza em terrenos abandonados mandando a conta para os proprietários. Rechuan diz anda pela cidade e conhece muitos desses casos - "propriedades particulares em pleno abandono propiciando abrigo a insetos e animais peçonhentos". Vai ser implacável contra esses desmazelos. Em Volta Redonda também se vê lugares assim, mas não são apenas em lugares particulares. A Prefeitura também é dona de uns matos, de umas poças dágua (em frente da casa da Vereadora América Teresa mesmo tem uma), valas negras, etc.  Então, ele não pode ser duro com os desmazelados. Com uma iniciativa dessas a Prefeitura terá que multar a própria Prefeitura. É um governo cheio de paradoxos como o caso da Defesa Civil construir sua sede dentro do rio.

TEATRO RÁPIDO

ATO ÚNICO
CENA: Em uma das ruas da cidade
PERSONAGEM: O Dubitativo e o Desconhecido

DUBITATIVO: Moço, o Senhor é um dos 400 que vieram para limpar a cidade?
DESCONHECIDO: Não; eu vim para limpar o cidadão. Mãos para cima.  É um assalto!
Este jornal é publicado as quintas e domingos

Nenhum comentário: