segunda-feira, 19 de abril de 2010

MULTIPLICANDO OS PEIXES


Em novembro de 2008, a empresa SERVATIS despejou 1500 litros de endosulfam no Rio Pirapetinga, Resende. Foi desastroso o estrago no Rio Paraíba do Sul. E não era a primeira vez que acontecia. Coube-lhe a multa de R$ 33 milhões. A empresa recorreu, prometendo repovoar o rio. Hoje, quase dois anos depois, a empresa lança a pedra fundamental do Núcleo de Conservação da Ictiofauna Nativa do Médio Paraíba do Sul. Serão 16 tanques com capacidade de criar mais de um milhão de alevinos por ano. Deus sabe quando. É claro que a SERVATIS ficou e ainda continua feia no vídeo. Mas não está sozinho nesses malfeitos. A CSN, por exemplo, já foi também multada por despejamentos semelhantes. 

PARA QUE SERVE A SUSER?

Um contribuinte procurou a Suser. Tinha uma reclamação a fazer. O presidente (sabia que a Suser tem presidente?) não o recebeu. Mandou que protocolasse a reclamação e que depois seria comunicado. O que fazia o presidente (sério, gente!) de tão importante que nem mandou o contribuinte aguardar? Talvez estivesse se concentrando para a verificação do papel higiênico no banheiro, algum vazamento, entupimento. Ver se o piso estava encerado, essas coisas de dona de casa. Não se sabe. A secretária então protocolou a reclamação. Mas já há tres semanas e nada. Eu, sinceramente, se fosse o Prefeito mandava tirar o jogo de paciência do computador dele. Sei lá. Tem que tomar alguma atitude. Não é possível, pô!


DE NOVO, BRANCA DE NEVE


Deu-se em Aracaju este remake nordestino dos irmãos Grimm. A professora Genailde Cardoso dos Santos fez o papel da bruxa. Como não tinha um espelho mágico consultou os olhos do marido Adilson, o bonitão. Aí, viu que realmente havia uma moça mais bonita, na área. Melhor dizendo, na vida do Adilson. Era a gatíssima Jéssica Lima de Oliveira no explendor dos seus 17 anos de idade. Aperta daqui, aperta dali chegaram a um acordo. Como era aniversário da Jéssica acertaram de dar uns apetitosos bombons a ela. Ela colocou o veneno e ele a assinatura no cartão "com muito carinho, Adilson". Com essa coisa de não querer engordar, Jéssica nem mexeu nos quitutes. Seu sobrinhozinho, que é o único anãozinho na história, foi quem meteu as caras no doce. Teve duas paradas cardíacas mas não morreu, ficou bom. Passou. O que não passou mesmo foi a raiva da Genailde que está presa junto com o marido, Adilson.

MUSEU DO MOA


É provável que o Moa, com tanto tempo na Secretaria Municipal de Cultura, tenha uma razoável compreensão do que é cultura. Parece que não mas eu acredito que sim. Tem gente que é assim mesmo. Gosta de esconder seus talentos (sério, gente!). Tudo o que este moço tem feito pela cultura é levar shows para os bairros, para ilha e para Cine Nove de Abril. Ele pensa que um tocador de chocalho é dono de uma imensa cultura.  Ninguém vai querer dizer que música não é cultura. Mas pensar que cultura é apenas música é de uma estreiteza mental que só o Moa... Tem gente que é especializado em vender mula manca e galinha com gogo por um bom preço.


PARECE QUE FOI ONTEM


Que choveu muito até o mes passado choveu. Que as chuvas fizeram um grande estrago todo mundo sabe. O pedidor de esmolas, o flanelinha, o visitante, o vendedor ambulante, o transeunte comum, os meninos e meninas que saem ou vão para a escola, os entregadores de pizza, o motorista de taxi, o pessoal da Defesa Civil, o guarda municipal, o vice prefeito, a deputada Cida Diogo, o candidato Zoinho, o deputado Deley, o padre, o bispo, o pastor evangélico... tenho pra mim que até o Presidente da SUSER o sabe. Todo mundo vê o que restou da rua 18A. Isto por enquanto porque se der uma chuva forte leva um bom pedaço da rua. Acho que é por isso que eles não desentupiram as manilhas. Eles pensam por aqui a rua não passa. Enquanto isto se faz uma pista de dança na Barreira Cravo. 

LIVROS DEVASSADORES

Este livro está há meses entre os mais vendidos no Brasil. Seu autor Palmério Dória, traz pela primeira vez a lume a  história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão e o controle quase total do senado. É devastador.


Outro livro também demolidor de uma liderança do senado é o Memória das Trevas,  Vida de Antonio Carlos Magalhães.de autoria de Carlos Teixeira Gomes. Também foi um recordista de venda por várias semanas. ACM disse que desistiu de mover um processo contra o autor do livro porque considerou que a publicação não traz nenhuma novidade em relação a ele. As capas dos dois livros são muito parecidas mas são de escritores diferentes e a editora de um não é a editora do outro.



TEATRO RÁPIDO

Peça em 1 ato
Cena: Única: Na calçada de uma rua 
Personagens: O homem dubitativo e o homem perspicaz

HOMEM DUBITATIVO: Moço, o senhor pode me informar se aqui é que é a casa da mãe Joana? 
HOMEM PERSPICAZ: Não. Aqui é a Câmara dos Deputados.

Este jornal é publicado as quintas e domingos

Nenhum comentário: