quarta-feira, 14 de abril de 2010

UM JORNAL QUE NÃO SE AMASSA

EM ALGUM LUGAR DO FUTURO


Faltam menos do que 75 dias para o futuro chegar. Os moradores da Praça Sansoni estarão vivendo uma nova realidade. Receberão a pista de dança (é sério!). Aí, o Moa contrata a banda e tome som: "Eu tenho uma éguinha chamada Pocotó...Vai lacraia! Vai Lacraia!" Essas coisas. Cortada a fita a praça é agora do povo. Tudo entregue arrumadinho, cherosinho. O palco, a pista de dança, o quiosque e o banheiro. Tudo novinho, cheirando à tinta. O palco com o som equalizado, a pista de dança encerada, o quiosque com certificado da Secretaria de Saúde e o banheiro desodorizado com cheiro de eucalipto. Com o tempo, conforme se sabe - "nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Tudo muda o tempo todo no mundo" - pode faltar a cera da pista, o bom uso do palco, o asseio no quiosque, banheiro, o papel higiênico no banheiro. Poder é assim mesmo, tem suas prioridades. Eu não quero secar, não, gente... mas quando der um entupimento na privada, um vazamento  no esgoto ou mesmo quando ficar um mes sem ser lavado o banheiro... gente. Pensa bem, se pode uma poça dágua em frente da casa da Vereadora porque é que não pode uma poça de mijo em frente a sua?  Sinceramente, eu não desejo isto nem pro Lula.


CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA

A América Teresa uns votos aqui no bairro, mas, muitos ou poucos, não pode se descuidar. Tem gente de olho neles. O Vereador Paiva mesmo é um. Há muito ele vem ciscando no seu terreiro. Nos tempos do Padre Matias ele vinha e ficava bem ali pela Igreja São João Batista, quase num cochicho. Parecia que se confessava, pedia uma bênção ou mesmo um santinho. Ficava ali naquela conversa de cerca lourenço, tentando talvez engambelar o padre com uma promessa de um pedaço de terra a mais para a igreja. Agora ele sumiu daqui, mas deixou um representante. O cara é capaz de vender galinha com gogo ou cavalo sem dentes. Tem muito papo.

PARA QUE SERVE A SUSER?

Os piores taxis de Volta Redonda atendem na Rodoviária. Lá, bem  no terceiro piso está a SUSER que devia fiscalizar os taxis. Seu diretor presidente, entretanto, desses seus potenciais candidatos ao "lata velha", na TV. Na parte mais baixa da rodoviária há um reservado para breves paradas. Coisa rápida. Mas há os que não acretidam na SUSER e abusam. Deixam ali seus carros por horas a fio.  Todo mundo sabe disto. O presidente da SUSER não sabe, embora esteja sempre ali. Não é de faltar. É pontual o moço, mas está um tanto abúlico. Eu acho que a PMVR devia criar um outro órgão para fiscalizar a SUSER.

O RIO PARAÍBA AQUI NÃO É COMO O RIO PARAÍBA LÁ

Quem compara Volta Redonda com Barra Mansa fica bobo de ver. O que se faz com o Rio Paraíba em Volta Redonda é um pecado. Deus me livre. Em Barra Mansa, o rio parece outro. Suas margens estão bem cuidadas, não há bancos de barro no seu leito. Aqui o Rio Paraíba  é casa de mãe joana. Ninguém respeita. Atiram nas suas águas bolsas de supermercado, pneus, sofás e até a sede da Defesa Civil. É um descaso com o rio. Curioso é que Volta Redonda há Secretria de Serviços Publicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras. Quem é que vai entender uma coisa dessas? Porque boa vontade até parece que o pessoal tem. Vão lá na reunião do bispo em defesa do rio Paraíba. Prestam muita atençao no que se fala. Até parece uns meninos na escola. Perguntam e anotam tudo direitinho. Aí, vão para casa e fazem tudo errado. Agora, talvez que o Paiva já não é mais o Secretário de Seriços Públicos pode ser que a coisa melhore. Eu faço fé, mas mantenho os dedos cruzados. Sei lá.

MEMORIAS DA ABBC


Uma vez... dá até medo de lembrar. Mas vamos lá. Uma vez a AABBC se reuniu para discutir a cerca acompanhando o rio.  Cercava ou não cercava suas margens? Aí, deu 75% a favor. O Imperial estava lá. Aí, ele falou mesmo assim que a legislação impedia de se fincar um graveto a menos do que 50m do leito do rio. Era crime ambiental. O pessoal não via nada demais na cerca porque a cerca era jutamente para defender o rio. Aí, o Imperial olhou mesmo assim para a Teresa, em código. O olhar dele parecia dizer assim - eles vão ver uma coisa. Aí a cerca foi colacada no orçamento participativo e mesmo assim não saiu. Imperial defendeu o rio até contra a colocação de um simples graveto em qualquer das suas margens. Aí, a gente fica pensando o que que o Imperial fará quando descobrir que a Defesa Civil está construindo sua sede dentro do rio. Pode até sair morte. Deus nos guarde.

ZOONOSE

Taí uma água empoçada, na beira do Rio Paraíba. Está ali a  água contida. São diversos os empoçamentos no pequeno trecho da Barreira Cravo. Estão ali possíveis viveiros de mosquitos. Olha a dengue, aí, gente! Os vigilantes de saúde são muito diligentes no combate aos mosquitinhos da dengue. Saem de casa em casa. Examinam cada jarrinho de flor atrás mesmo de uma solitária gota de água.  Ali borrifam o seu pozinho profilático.  Muito bem. Lá na beira do rio estão inúmeras poças inalcançadas por essa prevenção.


Família de catador de latas sueco briga por herança milionária

Burk-Curt era um catador de latinhas na Suécia. Durante os seus últimos 30 anos este foi seu trabalho, exercido na cidade de Skellefteå. Ninguém supunha que aquele homem que vasculhava lixos deixasse uma grande fortuna, quando morresse. E deixou. Nada de muita sorte e nem tão pouco de trabalho excessivo. É que ele aplicou bem o dinheiro. Nas folgas Burk ia para a biblioteca catar o noticiário financeiro dos jornais e o comportamento do mercado de ações. Assim multiplicou o valor das suas latinhas vazias. Ao morrer aos 60 anos de idade em 2008, deixou uma inesperada fortuna de US$ 1,4 milhão, como parte do seu patrimônio. Durante 2 anos a família brigaria por esta herança que o Burk tinha deixado em testamento para um primo que costumava visitá-lo regularmente em seus últimos anos de vida, concluído o processo, teve que dividir a grana com um tio.

Teatro Rápido
Ato Único
Peça Única
Personagens: Um homem dubitativo e outro homem cheio de convicção
Cena Única: Na porta na SMMA


HOMEM DUBITATIVO: Moço, o senhor é que é o Secretário do Meio Ambiente?
HOMEM CHEIO DE CONVICÇÃO: Só Meio? Quer me tirar, oh? Comigo não!




MEU HAI-KAI (7)

TEM MUITAS MORADAS
NA CASA DO MEU PAI
TODAS, TODAS ALUGADAS


Próxima edição DOMINGO

3 comentários:

angrense disse...

descobri este jornal por acaso. É duca! Já há umas duas semanas que o venho acompanhando. Cara, você tá fazendo falta aqui em Angra dos Reis. Abraços

vizinho da igreja disse...

legal. este jornal tá cada vez melhor.
barreira cravo

Manguinho de Gov Portela disse...

Moro em Miguel Pereira e há duas semanas acompanho este jornal. Já conhecia um outro jornal também virtual de Vassouras. Acho muito bom que este espaço também seja aproveitado assim. Até porque aqui só se estabelece quem for bom. Vejo um longo futuro para o seu jornal. Ele é muito bom.