quinta-feira, 6 de maio de 2010


A FAUNA POLÍTICA




Os partidos políticos querem mais tempo na televisão. Eles entendem que quanto mais tempo no vídeo, mais votos, na urna. Na mão inversa, as "celebridades" querem migrar da TV para o palco político. Pensam em pegar um bico de deputado ou senador para melhor compor o orçamento. Também são filhos de Deus. E tem uma turma pensando assim. Vai desde ex-participantes do "Big Brother", passa pelos ex-bad boys Romário e Edmundo, pela funkeira Tati Quebra-Barraco, pega o Netinho, aquele mesmo que porrou a mulher e se derrete de amor no quadro de princesas na TV. Kleber Bambam, vencedor do primeiro "BBB", tá lá. Renata Frisson, 22 anos, Mulher Melão, também tá e leva no currículo os 109cm de busto que tem. Tati Quebra-Barraco, famosa pelo hit "Dako é Bom",  quer sair pra deputada federal. Tati virou evangélica e se filiou ao PTC, mas não abandonou o repertório. Nos seus shows continua cantando "dako é bom".



JUDAS MUDOU DE NOME


Judas agora se chama SINTSAMA. Traiu os cedaeanos aderindo a um grupo político que durante os seus quatro anos de desgoverno massacrou a classe e a tratou como cachorro (de rua, naturalmente). Congelou salários, acabou com a estabilidade, licença-prêmio, etc) Numa democracia as adesões fazem parte do jogo político, são como linguiças, nojentas mas se comem. O que não é aceitável são os representantes da classe, aqui estou me ferindo à diretoria do SINTSAMA, fecharem um apoio político nefasto aos trabalhadores da Cedae, classe que eles representam. Assim, não contentes em serem judas. trasnsformaram-se, também, em salomé, entregando as cabeças dos cedaeanos de bandeja (do nosso correspondente no Rio de Janeiro)



Dragagem do Porto de Angra

Angra dos Reis conseguiu a dragagem do porto. É caro? É difícil? Pois é. Mas o Prefeito de lá é tinhoso. Pá daqui, pá de lá. Pronto. Conseguiu. Agora, tá assinado o que tinha que ser assinado, tá licitado o que tinha que ser licitado... então, pronto. Mãos à obra! O secretário municipal de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, disse o óbvio que a dragagem aumentará a profundidade dos berços. Também é óbvio que o Prefeito Neto de Volta Redonda devia seguir este exemplo do Prefeito de Angra. Os bons exemplos estão aí para serem seguidos. O Rio Paraíba do Sul está encolhendo. Precisa de dragagem urgentemente. Está  virando uma valeta. A cada dia que passa ele se estreita mais e mais. As manilhas que despejavam dejetos nas suas águas não o fazem mais. O rio se afastou. As fezes ficam agarradas nas suas margens. É um fedô danado! A Vereadora América Teresa tem que correr porque daqui a pouco o fedor está chegando lá na casa dela.  Pode-se fazer uma passeata. Já bolei até a palavra de ordem: "Junto o bairro inteiro/abaixo o bosteiro! Junto o bairro inteiro/abaixo o bosteiro! Junto o bairro inteiro/abaixo o bosteiro....!"

O BARULHO DOS CENTROS RELIGIOSOS


O Ministério Público do Estado de São Paulo recebe cinco representações por mes contra poluição sonora. Os templos religiosos são os campeões do barulho. Mesmo assim, os moradores acham que não devem entregar o problema para Deus. O abuso é inacreditável. E ainda assim, não afugentam o Encardido. Mais inacreditável se torna quando se vê que na capital paulista há 22 mil templos e 55mil restaurantes, bares, casas noturnas e similares. Os vizinhos de igrejas já não agüentam mais. Pedir pela fiscalização municipal, nem pensar. Trabalho perdido. Parece que a barulhada mais alegra do que afugenta o Encardido. Aí os incomodados tem mesmo é que recorrer à Justiça.  E o MP tem recorrido a uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de 1990 e pedido o fechamento de algumas igrejas na capital. E conseguido alguns fechamentos de igrejas. Aí, o pessoal da igreja fica ouriçado. Diz que é perseguição religiosa, que é coisa do  Torto. Tem deputado mau caráter que pula daqui e dali prometendo apoio, garimpando votos. 

PMVR, A MAIOR POLUIDORA DE SOM


Em Volta Redonda, não tem pra igreja, não tem para bares, restaurantes e similares. A maior poluidora som é a Prefeitura Municipal. Parece até que isto dá um certo orgulho ao Prefeito Neto - O Mais Barulhento. A Prefeitura de Volta Redonda é a grande perturbadora do silêncio, muito além de todos os bares, restaurantes e similares. Muito além de todos os templos religiosos que na cidade hajam... mais que todos os bares, restaurantes, similares e templos religiosos somados ou multiplicados o maior poluidor sonoro de Volta Redonda são os eventos da Ilha São João. Eles são ouvidos nos pontos mais distantes da cidade. E, evidentemente, também os moradores aqui não podem contar com o apoio dos fiscais da prefeitura municipal, por razões óbvias. Daí, buscarem à Justiça. Gente, vocês aí que estão perto do homem tem que ver o que está havendo com ele. O Neto não está sentindo fedor e nem ouvindo barulho. É bom ver, gente. Pode ser grave. 

RIO PARAÍBA EM QUESTÃO

Marilene Ramos, Secretária de Estado do Ambiente, esteve em Volta Redonda. Prosseguiu a discussão sobre a saúde do Rio Paraíba do Sul. Esses encontros são organizados pela diocese. Sobre a transposição do rio, disse que não se pode negar a ninguém o direito de fazer estudos. Óbvio. Mesmo o Presidente da República pode estudar se for chegado. Portanto, que estude o Governo de São Paulo as possibilidades da transposição do rio. Sem problemas. Mas a Marilene foi surpreendente mesmo quando falou que dos recursos disponíveis para recuperação do Rio Paraíba. O dinheiro está lá. Ela insistiu. Tá lá. O que faltam são projetos. O estado do Rio é o que menos apresenta projetos. Nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, a coisa é diferente. O Rio apresenta menos de 20% dos projetos, enquanto contribui com mais de 50% da arrecadação. "Precisamos reagir", sacudiu os participantes. Ninguém ficou vermelho de vergonha. Nem disfarçou ajeitando uma meia ou limpando as lentes do óculos. E olha que o Paiva estava lá. Ele que está há mais de vinte anos ligado  a administração municipal, como secretário e sempre nesta mesma área ouve falar que faltam projetos e nem trisca. Este paiva é muito engraçado. 

OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA
POR MORRISSON


                      No espírito do espectador de cinema há dois desejos profundos e contraditórios se reconciliando: viver grandes aventuras no tempo e no espaço e, simultaneamente , aconchegar-se num ambiente acolhedor, a salvo de todo o perigo externo, em silêncio e na obscuridade. Imobilizado na poltrona de uma sala de espetáculos, o homem vive apaixonados romances e trava guerras sem conta.
                      Se comparada a de outras artes, a história do cinema é curta, mais em seu primeiro centenário, comemorado em 1995, já produzira várias obras primas. Entre os inventos precursores do cinema cabe citar as sombras chinesas,silhuetas projetadas sobre uma parede ou tela, surgidas na China cinco mil anos antes de cristo e difundidas em Java e na Índia.Outra antecessora foi a lanterna mágica, caixa dotada de uma fonte de luz e lentes que enviava a uma tela imagens ampliadas,inventada pelo alemão Athanasius kircher no século XVII.
                       A invenção da fotografia no século XIX pelos franceses Joseph-Nicéphore Niépce e Louis-Jacques Daguerre abriu caminho para o espetáculo do cinema, e também deve sua existência às pesquisas do inglês Peter Mark Roget e do belga Joseph-Antoine Plateau sobre a persistência da imagem na retina após ter sido vista.

TEATRO RÁPIDO
Ato : Único
Cena: No comitê eleitoral de um candidato
Personagens: O Dubitativo e um Cabo Eleitoral Esperto

O Dubitativo: Me diz uma coisa: Por que é que devo votar nesse safado
Cabo Eleitoral Esperto: É para ele ir pra fora da cidade




Este jornal é publicado as quintas e domingos

3 comentários:

geraldo vilela disse...

não perco uma ediçao deste jornal. Vejo que de uns tempos pra cá e vem deixando de ser um jornal de bairro, ampliando mesmo seu campo. Isto é bom. Estou aguardando para ver quando vai falar de Pinheiral.
Aqui também tem problemas e tenho uns amigos que acompanha o jornal também. Abraços - Geraldo Vilela de Pinheiral

celia caput disse...

Estou de alma lavada porque este jornal diz aquilo que eu sempre quero dizer. Quando voces desmascaram a falsa postura de tantos políticos presta um grande serviço. Penso a mesma coisa. Enfim, muito obrigado. Celia Caput

funcionário municipal disse...

Também vou comentar. Que o jornal é bom é. Agora, tem que enfiar mais gente nessa canoa. Tem muito político aqui na cidade que nem foi lembrado, pôxa. O Secretário de Obras é um. Vê se dá um chute na canela dele também.