domingo, 2 de maio de 2010

BANCA DA CARLA


Aqui, na Barreira Cravo é assim. Os moradores têm esta sorste. Na ida para o serviço já pode passar de manhãzinha na Banca da Carla e levar o seu jornal. Nada de deixar para comprar lá fora mais tarde, correndo o risco de o jornal já ter acabado.  Aos  domingos, então...  como dizia a antiga brincadeira - pede cachimbo, pede descanso... então a banca está aqui pertinho da sua casa. Pra que ir lá fora? A banca tem jornais e revistas. Vai lá que certamente você encontra o que quer.


VISITEM A RUA 18 ANTES QUE ACABE

Cadê aquela rua bonita que tava aqui? O valão comeu. Cadê o valão? Fica bobo aí que ele te leva também. É possível que num futuro próximo as crianças brinquem assim este remake municipal do dedo mindinho, seu vizinho... É. A Rua 18 está perto de desaparecer. Pertinho. Como se não bastasse a erosão engolindo-lhe as margens temos agora estouros da tubulação do SAAE, no próprio asfalto. Acaba de lá que eu acabo de cá! É  o processo LATINHA em desenvolvimento - Lá tinha uma rua, lá tinha um rio, lá tinha uma árvore, lá tinha uma Defesa Civil. Cruz credo! Nunca vi tanto desleixo. Como é que volta redonda ficou assim? Puxa vida! Antigamente se falava que para se pisar no barro tinha que se ir a Barra Mansa, Barra do Piraí...  Agora...  Sei não, mas acho que botaram sonífero no chocolate do neto.


VEREADOR VERSO E REVERSO

Vereador é mesmo assim feito presidente de associação de moradores. A diferença é que um recebe pagamento o outro parece que não. Mas no fundo, no fundo, é tudo assim como se dizia antigamente - Cara de um focinho do outro. Têm os mesmos vícios e coisa.  Ambos entendem que ao Prefeito nunca se diz sim, mas sim senhor. Faz parte da liturgia. Pior ainda quando juntam duas pessoas na mesma entidade. Aí, ferrou! Eu conheço um exemplo assim...   bem, isto não vem ao caso. Contribuintes antenados sabem que contrariar o prefeito eles não contrariam jamais. Deus os livre da má hora.  Não conte com eles nem para a solidariedade.  Foi bem por isso que  moradores de tres bairros - Barreira Cravo, Voldac e Parque das Ilhas não procuraram as respectivas associações para denunciar a pancadaria, a bebelança, gritaria, a bagunça e toda a desordem provocadas por eventos na Ilha São João. A festa é do Prefeito, entende?

SORÓ

Soró é nome de um personagem de TV interpretado por Arnaud Rodrigues, na novela  Pão, Pão, Queijo, Queijo. Depois vieram tantos outros papéis mas o nome de Soró Sereno não foi esquecido. Quem não vê apenas novelas e vai aos dicionários, de vez em quando,  encontra um outro soró  (assim, devidamente com inicial "s" minúscula) Aurélio o define como  cigarro de maconha ; charro, coisa, jererê, mingote, boró. Já os que além disto vão à Câmara Municipal conhecem um terceiro Soró (este também com "S" maiúsculo). Há uns bons seis anos que ele está lá. E é dele que o projeto para organizar a cachorrada. Eu explico:   O Vereador quer que cada cachorro tenha o seu  RG, seu cadastro de vacina, endereço residencial que é o mesmo do trabalho. Pois não?  Se  mudarem de casa,  dono ou morrem a prefeitura tem que ser comunicada. No caso de morte não ficou claro se se deve comprar uma urna funerária na Funerária Municipal.

LULA E A REVISTA TIME


Anualmente a revista Time faz uma lista de líderes políticos, pensadores, celebridades e heróis mais influentes do mundo. Agora, chegou a vez do Lula.  Lulistas irrecuperáveis tiveram espasmos de alegria. Deram hurros de kung fu. Outros, mais prudentes, colocaram um pé atrás e as barbas de molho. É que o poderosíssimo General Juracy Magalhães ainda não está esquecido. Foi o maior defensor dos interesses americanos no solo brasileiro (olha que não é fácil). Ele dizia com toda desfaçatez - "O que  é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil". Ah, general... Mas os lulistas não queriam nem saber. Comemoravam. , mas achavam pouco. Apostavam que o Lula era o "primeirão" da lista. A revista vendo que a coisa estava ficando séria, adiantou-se e falou que não, que era sim um dos 25 escolhidos, na sua categoria. Examinando de perto os nomes da lista vê-se que não é mesmo para se levá-la a sério. Não estava ali,  Obama, Bill Clinton... É, mas já houve, claro, escolhas piores.  Na década de 70 a mesma revista Time escolheu dois brasileiros entre as 150 maiores lideranças do mundo – Alysson Paulinelli (ministro da agricultura do governo Geisel) e o ex-deputado Célio Borja (é sério!). E agora, a revista colocou, entre outros, lado a lado, na mesma premiação Lula (foto 1) e Lady Gaga (foto 2). Ironias à parte, a liderança de Lula no Brasil é inconteste é só ver esse bando de meninos que não quer saber de escola. 

OS FICHAS SUJAS

A gente fica bobo de ver. O pessoal correu atrás de assinaturas confiante no seu direito constitucional. Queriam expurgar os candidatos fichas sujas. A faxina seria dureza. Haja vassouras e braços! Quando chegaram a 1,6 milhão de assinaturas entenderam que bastava e deram entrada na  Câmara dos Deputados. Aí, os deputados viram que aprovar aquele anteprojeto era como dar um tiro no próprio pé. Assim, 532 deputados (com umas poucas defecções) derrotaram 1 600 000 eleitores. José Genoíno falou logo "desse jeito não passa!" e  José Eduardo Cardoso (foto) também do PT-SP (como São Paulo vota mal!) fez um remendo na proposta inicial do povo que avacalhou com tudo. Garantiu que o político mesmo condenado pode concorrer com um recurso suspensivo. Vai ser votado nesta semana que hoje se inicia.

REMENDO NOVO


A edição já estava fechada e tivemos que retardar a postagem mais uns poucos minutos. Uma tubulação do SAAE estourou duas vezes seguidas aqui próximo à Ilha São João. O pessoal veio arrumou. Foi embora. Estourou de novo, dois ou tres metros à frente. Sábado à noite e domingo sem água. Esta tubulação é antiga, precisa ser trocada. O Teresa, fala aí pro Neto que não se põe remendo novo em pano velho.


MEUS AFORISMOS

Se todos os vereadores se dessem as mãos quem é que bateria palmas para o prefeito?

 Ãgua mole em pedra dura tanto bate até que cria lodo


MEU HAI KAI (10)

Governo é só blá-blá-blá
E o povo pouco conversa
Apenas responde tá



ESTE JORNAL É EDITADO AS QUINTAS E DOMINGOS

Nenhum comentário: