quinta-feira, 27 de maio de 2010

VOCÊ VIU SE O ÔNIBUS PASSOU?


É mesmo assim que os moradores chegam no ponto do ônibus. É até uma forma de saudação. Antes de se cumprimentarem vem a pergunta "Você viu se o ônibus passou?" Aí, o outro responde assim - "Eu estou aqui há uma hora e vinte minutos e não vi passar, não." E o primeiro diz :"Ah, então tá quase na hora de passar". Se você ouvir um papo assim, no ponto, não tenha dúvida - são moradores do bairro Barreira Cravo ou Aero, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil (tem que explicar tudo direitinho que este jornal é lido também no exterior).  Uma vez eu tive a maior sorte. Ele passou bem pertinho de mim, assim -  eu consegui até tirar o retrato dele. Na verdade mesmo, mérito a gente dá a quem tem, a SUSER distribuiu, uma tabela aí com o horário do ônibus. Até bem bonitinha, mas a empresa não obedece. Nem liga, se quer saber. A SUSER, fico até com pena, coitada. Custa fazer alguma coisa e quando faz dá nisto. Fica triste não, Barenco (Barenco é o nome o Presidente da Suser). Deixa de ser bobo. Deus tá vendo o seu esforço.  A Vereadora América Teresa é que está certa. Não tá nem aí pra esse negócio de horário de ônibus. O negócio dela é distribuir ingressos para o  Cine Nove de Abril.  Eu também quero ir ver o filme, mas preciso saber o horário do ônibus.

SECRETARIA ELETRONICA DO LULA(*)


Barak Obama mandou uma carta pro Lula convidando-o para uma fria. Era para pendurar um sino no pescoço do Mahmoud Ahmadinejad. Parar com aquela história de ele querer enriquecer urânio a mais da conta. Quem falou isto foi o Ministro Celso Amorim, aquele que tem cabelo igual a porco espinho. Obama, sabe como é, já tinha feito este mesmo acordo com este mesmo Irã em outubro do ano passado e o Irã o tinha como letra morta. Não obedeceu nada, nada. Não era nada demais porque os EUA também não haviam cumprido o contrato assinado em 1979, com a República Islâmica. Mas os  EUA ficava só pensando, ainda dou uns coques nesse tal de Mahmoud. Seus dedos estavam até comichando de ódio. Americano é meio chegado a chutar a bunda dos pequenininhos. Até da ONU ele já chutou. Mas quis dar uma de tolerante, agora. Foi aí que se lembrou do cara. Ele é meu chegado, pensou. E escreveu a tal cartinha. Lula não pensou duas vezes. Deixou um recado na secretária eletrônica e disse - tô dentro. E foi. Quando chegou no Teerã ele mandou um recado para o anfitrião - Avisa pra ele que o cara chegou. Reuniram-se então Lula, Mahmoud Ahmadinejad e Ahmet Davutoglu, representantes do Brasil, Irã e Turquia. Foi uma conversa que durou 20 horas,  um falando turco, outro persa e o outro lulês. Saiu o acordo. Aí, o Obama falou assim - Enganei o bobo na casca do ovo! Ele vai levar uns coques mesmo! Enfim, o Baraka brincou de Primeiro de Abril no dia 17 de Maio.
(*) A piada da secretária eletrônica e do Macaco Simão da Folha de São Paulo)

FESTA JULINA NA PRAÇA BRASIL


Êh povinho pra gostar de festa esse da Prefeitura de Volta Redonda! Ainda nem bem chegou junho já estão preparando uma festa para julho lá na  Praça Brasil. O projeto é de quem? Quem sabe? Ham! Ham! Tão pensando que é do Moa, né? Mas não é dele, não. É do Presidente do SAAE-VR Paulo César de Sousa. Ah, meu Deus do céu! Uma tubulação do SAAE, ali próximo a ilha estourou duas vezes em dois dias. Tá tudo velho, remenda daqui, remenda dali. Tantas valas negras para cuidar, tanto lixo para tirar... Só na  Ilha São João uns dez caminhões... Mas o Prefeito gostou da idéia e o inventor do projeto falou mesmo assim para o Diário do Vale: “Faremos um evento muito bem estruturado e com muita segurança. Uma festa para a família voltarredondense”. Eh, sangue bão! Serão 25 barracas e bebidas alcoólicas não serão vendidas. Isto é o mesmo que dizer, completamente diferente das festas que o Prefeito faz na Ilha São João. Fico imaginando o Prefeito ouvindo aquilo.


SERRINHA PAZ E AMOR


O tucano José Serra, jogou fora as flores. Essa história de Serrinha Paz e Amor não está colando, não. Aí, ele  carregou seu bacamarte com chumbo grosso. Na sabatina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi assim. Estava afiado. Acusou o governo Lula de lotear a máquina federal. "A Infraero está loteada. As agências reguladoras estão divididas entre partidos. Tudo está loteado.  E, pelo outro lado, faltam investimentos. Somos o penúltimo país na taxa de investimento. Só perdemos para o Turcomenistão". Olha que pra falar Turcomenistão o cara tem que estar treinado.  Sei lá, eu penso que o Lula não fala Turcomenistão, na primeira tentativa. Nem na segunda. Bom, a ex-ministra Dilma Rousseff disse que não é contra a indicação política para cargos públicos. É uma forma de deixar os amiguinhos bem colocados.  Segundo ela, essa foi a política adotada pelo governo Lula. Dilma defendeu até a criação de mais um ministério. Teve gente que até salivou, na hora. Afinal, Dilma sabe onde atira.

O LIXÃO DA ILHA SÃO JOÃO



Por melhor que seja o projeto sempre pode ser melhorado. A Ilha São João está emporcalhada de tanto lixo, que guarda. Guarda mesmo. Tanto que o caminhão coletor vai lá e só recolhe os sacos de plástico pretos. O resto ele deixa. Faz parte do trato, creio. Os funcionários, quando o lixo fica demais, atrapalhando o caminho, fazem montes dele e tacam fogo. Aí, ficam os esqueletos dos carros alegóricos assombrando o lugar. Mas que é lixo, é lixo. Então, eu, sinceramente, penso assim. A Prefeitura podia mandar uns caminhões pra lá catar aquela tralha toda e despejá-la na Praça Brasil. Alguém ia empilhando  traste com traste, quem sabe até num outro projeto alegórico. Na festa de 29 de julho que pretendem fazer a tal festa  ele seria transformado em fogueira. Não custaria nada. Mas acho  que o Neto não vai gostar nada, nada desta idéia. Ele tem muito carinho com o lixo. É só olhar como está a cidade.

OS PRIMÓRDIOS DO CINEMA
Parte IV

Por Morrison



O francês Georges Méliès foi o primeiro a encaminhar o novo invento no mundo da fantasia, transformando a fotografia animada, de divertimento que era, em meio de expressão artística. Considerado o criador do espetáculo cinematográfico, Méliès utilizou cenários e efeitos especiais em todos seus filmes, até em cinejornais, que reconstituíam eventos importantes com maquetes e truques ópticos.

Dos trabalhos que deixou marcaram época: O encouraçado Maine (1898); A caverna maldita (1898); Agata borralheira (1899); Chapeuzinho Vermelho (1901); Viagem à Lua (1902), baseado em romance de Júlio Verne e obra-prima; O reino das fadas (1903); Quatrocentas farsas do diabo (1906); com cinqüenta truques, e O túnel do canal da Mancha(1907).



MEU HAI KAI (13)
 Adão foi imprevidente

Tinha o Eden só pra ele
Mas quis enchê-lo de gente


Próxima edição domingo



Um comentário:

Doralice Araújo disse...

Logo na primeira olhada já gostei da sua página,Elson; hoje ela está em destaque,lá no Na Mira do Leitor.

Receba o meu abraço e cumprimentos de leitora atenta.